sexta-feira, dezembro 27, 2024

Prefeito conhece a rotina da Associação de Amigos do Autista

Joinville – A Associação de Amigos do Autista (AMA) recebeu a visita do prefeito de Joinville, Carlito Merss, do vice, Ingo Butzke, e o do secretário de Educação, Marquinhos Fernandes, durante a manhã desta quarta-feira (24). O objetivo foi conhecer a estrutura do local e verificar como a Prefeitura poderá auxiliar para aumentar e melhorar o atendimento de pessoas com o
transtorno.

A AMA é uma instituição filantrópica fundada em 1988 que atende 35 autistas com idade entre 3 e 30 anos, contudo, em Joinville existe aproximadamente 500 pessoas que apresentam o diagnóstico. O custo para manter a estrutura é de aproximadamente 300 mil reais por ano. A equipe que trabalha no local contempla 40 professores, dos quais nove são cedidos pela Secretaria de Educação.

Para o prefeito Carlito Merss, a ajuda para a instituição está além de um desejo, mas é para atender a necessidade. "Nós vamos priorizar convênios com entidades sérias e que prestam ótimo serviço à comunidade", destacou ao fazer referência ao trabalho dos profissionais.

Fernandes se comprometeu a verificar a possibilidade de elaborar um documento para aumentar o número de profissionais na instituição. Também foram contratados pela secretaria 100 auxiliares que trabalham em escolas no auxílio de alunos que apresentam deficiência.

Também acompanharam a visita o presidente da AMA, João Batista, a diretora geral, professora Liane Muller, e a psicopedagoga, Geromari Rocha. "A AMA é a única instituição da cidade preparada para atender crianças com autismo e que geralmente apresentam também algum tipo de deficiência mental", comentou Liane.

Autismo é um transtorno no desenvolvimento baseado numa tríade: deficiência na comunicação; deficiência na socialização; deficiência na imaginação. Não tem cura, mas o tratamento feito com o Método Teacch pode amenizar o problema e diminuir a ansiedade. Este tratamento organiza o
autista que aprende tudo por repetição e, consequentemente, o torna mais independente.

Na AMA trabalham psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, fonoaudiólogos e professores de Educação Física. Pessoas com transtorno autista, transtorno de Rett e transtorno desintegrativo da infância podem ser tratados no local.

Fonte:Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...