Itapema – O Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, assinou na tarde desta quarta-feira (25), o decreto 066/2010, que regulamenta e altera a Lei 2496/2007, que obriga o poder público a fazer a seleção dos resíduos recicláveis e direcioná-los a cooperativas ou associação de catadores de materiais recicláveis. “Ações como esta preservam o meio ambiente e promovem a inclusão social de trabalhadores que estavam a margem da sociedade”, disse o Prefeito. Membros da Cooperitapema, responsável pela separação do material reciclável na cidade, prestigiaram a assinatura do decreto.
Será confeccionado um comunicado para todas as unidades administrativas que deverão obedecer num prazo determinado as seguintes ações afirmativas: instituir coletores externos e internos padronizados, sacos de lixos personalizados em duas cores (azul para materiais recicláveis e preto materiais orgânicos) e todos os espaços públicos de uso coletivo (recepções, auditórios, salas de reuniões) deverão ter coletores e porta copos diferenciados.
Além desta ação, está sendo executado um programa de educação ambiental e gestão de resíduos sólidos, que terá duração de seis meses e envolve servidores públicos de diferentes secretarias e poder legislativo, cooperados da Cooperitapema e a empresa Ambiental, que serão os multiplicadores e fiscalizadores das ações.
AI/Redação 24 horas