Sombrio – Prefeito de Sombrio, Professor Jusa, acompanhou a comitiva de agricultores catarinenses que participaram no sábado, 26 de fevereiro, de um protesto pedindo uma melhoria no preço pago aos arrozeiros pelo produto. O manifesto foi realizado no município gaúcho de Camaquã, durante a 21ª Abertura Oficial a Colheita do Arroz.
Acompanhado de vereadores de Sombrio, Professor Jusa esteve no evento onde os produtores catarinenses tinham a intenção de cobrar o governo federal ações que pudessem melhorar a atual situação. A expectativa era de que a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Agricultura, Wagner Rossi estivessem presentes, o que não se concretizou.
A abertura oficial da colheita foi feita pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que se deparou com dezenas de faixas, indicando várias regiões de Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, pedindo mudanças como queda na alíquota do ICMS para o arroz, linhas de crédito diferenciadas e outras formas de diminuir as dificuldades.
“O governo federal anunciou algumas ações que pretendem contornar esta crise no setor. Infelizmente não foi possível apresentar as reivindicações diretamente aos representantes maiores do poder público, mas o grito dos agricultores foi ouvido e esse movimento terá repercussão na esfera federal”, disse o prefeito.
Governador gaúcho recebeu documento contendo as propostas do setor e prometeu intervir junto à União para buscar uma solução para a crise na comercialização.