Videira – O prefeito de Videira Wilmar Carelli decretou situação de emergência, nesta quinta-feira (6), para garantir a agilidade na contratação de profissionais da área da saúde e aquisição de produtos para a prevenção e controle da Gripe A, no município. ”É preciso esclarecer que não há motivo para preocupação. Não temos nenhum caso registrado em Videira e essa medida é apenas para agilizarmos a burocracia e agirmos preventivamente, pois temos o dever de zelar pela saúde e bem estar da população”, disse o prefeito.
O decreto de Situação de Emergência vale pelos próximos 60 dias, podendo ser prorrogado caso se torne necessário. “Como é de conhecimento de todos, no serviço público, todas as compras devem passar por um processo de licitação, que respeitando os prazos legais pode demorar vários dias para se concretizar. Como queremos agir na prevenção, o prefeito decidiu assinar esse decreto e garantir agilidade na compra de produtos que serão utilizados na higienização, principalmente das escolas e creches, onde há maior concentração de pessoas”, destaca o secretário de Administração – Hamilton Zardo Júnior.
Ainda na quinta-feira, A Secretaria Municipal de Saúde anunciou uma série de medidas que está adotando para prevenir o contágio pela Gripe A. Segundo o secretário Sandro Caregnato, a partir de agora, todas as pessoas com sintomas de gripe, atendidas nas unidades de saúde do município, serão encaminhadas para o Pame 24 horas, onde uma central de triagem, com estrutura adequada e arejada, será montada especificamente para atender os casos.
O vice-prefeito Jorge Antonio Lopes Oliveira, que é médico, aponta que todos os profissionais do setor de saúde também já estão usando máscaras, seguindo normas de saúde. O mesmo será feito com casos suspeitos. Além disso, o quadro de funcionários do setor de saúde também será ampliado com a contratação de mais técnicos de enfermagem e de agentes de serviços gerais, para garantir a higienização dos locais de atendimento.
Cartazes e panfletos informativos terão a distribuição aumentada, principalmente nas escolas. Ainda para o setor educacional, seguindo orientação do Governo do Estado, o prefeito também assinou um decreto dispensando até o próximo dia 14, professoras e servidoras grávidas, consideradas grupo de risco. Para aqueles que continuam freqüentando as aulas, a Secretaria de Educação está fazendo uma compra emergencial de sabonete liquido antiséptico, papel toalha e álcool gel, que será utilizado na limpeza de superfícies. Instruções para a higiene das mãos e etiqueta na hora de tossir ou espirrar, também serão repassadas com freqüência.“Não há motivo para pânico, não há nada que deva preocupar as pessoas, pois não temos nenhum caso confirmado, nossa intenção é única e exclusivamente agir preventivamente, por isso estamos nos antecipando com essas ações”.
Em Videira, não foi registrado nenhum caso da Gripe A. A Vigilância Epidemiológica Municipal está monitorando 12 casos suspeitos de pessoas com doença respiratória aguda grave, sendo que apenas 4 pessoas estão internadas e as outras recebem o acompanhamento em casa, assim como seus grupos de convívio. “O que é importante ressaltar é que todos foram medicados adequadamente e muitos já estão em casa”, destaca Caregnato, enfatizando que a rede pública de saúde do município está preparada para atender os pacientes.
Fonte: Assessoría de Imprensa