Balneário Camboriú – O prefeito Edson Renato Dias visitou a sede administrativa da EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento nessa terça-feira (16) para discutir projetos em andamento, voltados à ampliação da rede coletora de esgoto e melhoria da eficiência do sistema de tratamento. O plano de execução das obras foi debatido com a equipe da autarquia.
A extensão da rede e qualificação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do bairro Nova Esperança foram solicitadas pela justiça federal em ação ajuizada contra o município e órgãos ambientais no ano de 2001. Após oito anos essas melhorias foram possíveis com ações da atual administração.
Na semana passada, foi assinada a ordem de serviço para ampliar a eficiência da estação de tratamento de 45% para 95% nos próximos dois anos. Ainda na atual gestão, o prefeito Edson Dias pretende levar 100% da rede de esgoto para toda a cidade. Os bairros Praia dos Amores, Municípios e Vila Real serão contemplados nesse ano com a chegada da rede coletora.
Nos anos seguintes serão executadas tubulações nos bairros da Barra, São Judas Tadeu, Nova Esperança e praias agrestes. Durante a reunião, o prefeito mostrou preocupação com um problema histórico de saneamento do município: a qualidade da água despejada do Canal Marambaia para a Praia Central.
O Diretor Geral da Emasa, Ney Emílio Clivati, sugeriu como possibilidade para sanear o Canal Marambaia uma parceria entre autarquia, Vigilância Sanitária e Ministério Público. O objetivo é contar com a cooperação dos moradores para execução das ligações domésticas até a rede pública, como forma de impedir o despejo de efluentes diretamente no mar.
ÁGUA ATÉ 2029
A equipe de governo comemorou a obtenção de recursos junto ao governo federal para construção de uma adutora no Rio Itajaí-Mirim. A tubulação de cerca de 13 quilômetros vai bombear água do leito até a Estação de Tratamento de Água – ETA de Balneário Camboriú, como alternativa de abastecimento. Será localizada às margens da BR-101 com investimento de R$ 17 milhões.
A adutora alternativa de abastecimento vai garantir o envio de água para Balneário Camboriú até o ano de 2029. A população contará com o fornecimento nos próximos 20 anos. O bombeamento será de 700 litros por segundo, enquanto o encanamento instalado será de 700 milímetros.