domingo, dezembro 22, 2024

Prefeito visita sede da Emasa

Balneário Camboriú – O prefeito Edson Renato Dias visitou a sede administrativa da EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento nessa terça-feira (16) para discutir projetos em andamento, voltados à ampliação da rede coletora de esgoto e melhoria da eficiência do sistema de tratamento. O plano de execução das obras foi debatido com a equipe da autarquia.

A extensão da rede e qualificação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do bairro Nova Esperança foram solicitadas pela justiça federal em ação ajuizada contra o município e órgãos ambientais no ano de 2001. Após oito anos essas melhorias foram possíveis com ações da atual administração.

Na semana passada, foi assinada a ordem de serviço para ampliar a eficiência da estação de tratamento de 45% para 95% nos próximos dois anos. Ainda na atual gestão, o prefeito Edson Dias pretende levar 100% da rede de esgoto para toda a cidade. Os bairros Praia dos Amores, Municípios e Vila Real serão contemplados nesse ano com a chegada da rede coletora.

Nos anos seguintes serão executadas tubulações nos bairros da Barra, São Judas Tadeu, Nova Esperança e praias agrestes. Durante a reunião, o prefeito mostrou preocupação com um problema histórico de saneamento do município: a qualidade da água despejada do Canal Marambaia para a Praia Central.

O Diretor Geral da Emasa, Ney Emílio Clivati, sugeriu como possibilidade para sanear o Canal Marambaia uma parceria entre autarquia, Vigilância Sanitária e Ministério Público. O objetivo é contar com a cooperação dos moradores para execução das ligações domésticas até a rede pública, como forma de impedir o despejo de efluentes diretamente no mar.

ÁGUA ATÉ 2029

A equipe de governo comemorou a obtenção de recursos junto ao governo federal para construção de uma adutora no Rio Itajaí-Mirim. A tubulação de cerca de 13 quilômetros vai bombear água do leito até a Estação de Tratamento de Água – ETA de Balneário Camboriú, como alternativa de abastecimento. Será localizada às margens da BR-101 com investimento de R$ 17 milhões.

A adutora alternativa de abastecimento vai garantir o envio de água para Balneário Camboriú até o ano de 2029. A população contará com o fornecimento nos próximos 20 anos. O bombeamento será de 700 litros por segundo, enquanto o encanamento instalado será de 700 milímetros.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...