Balneário Camboriú – O objetivo da administração de Balneário Camboriú em priorizar o meio ambiente conservado ganhou repercussão nacional. O projeto Produtor de Água, desenvolvido pela equipe técnica da EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento, está entre os cinco selecionados a serem apresentados em fórum na sede da ANA – Agência Nacional de Águas, em Brasília. O evento será encerrado nessa quinta-feira (27).
O Produtor de Água busca a preservação da mata nativa às margens do Rio Camboriú. Recuperar a vegetação implica no aumento da capacidade de produção de água do rio. “A constante pressão sobre a vegetação nativa contribui para o desequilíbrio do balanço hídrico da bacia, principalmente nos períodos mais quentes, quando é grande a demanda de abastecimento em Camboriú e Balneário Camboriú”, explica a gerente de expansão da EMASA, Kelli Cristina Dacol.
Na área da bacia do Rio Camboriú é intensa a exploração agrícola. Os produtores de arroz necessitam da água do leito para irrigação das lavouras, localizadas inclusive em terrenos de área de preservação permanente – onde legalmente são proibidas as atividades rurais.
A autarquia pretende repassar recursos financeiros aos agricultores, equivalente ao valor médio anual de suas produções, só para que estes mantenham a vegetação conservada ao redor do rio. A proposta já está na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú para apreciação dos parlamentares.
Fonte: Assessoría de Imprensa