quinta-feira, dezembro 26, 2024

Prefeitura avança na obra do sistema de tratamento em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú – A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento, acelera essa semana o ritmo das obras na Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no bairro Nova Esperança. O novo sistema vai proteger o meio ambiente com a possibilidade de redução do esgoto conduzido ao Rio Camboriú. Vai ainda acabar com o mau cheiro das lagoas de estabilização, reclamado pela população do bairro e localidades vizinhas.

Nesta segunda-feira (18), a equipe operacional da empresa paranaense Itajuí, responsável pela obra de mudança do sistema de tratamento de esgoto, trabalha na construção do tanque de contato e do prédio do sistema de cloração. Está em fase de acabamento a estrutura da casa de operação das máquinas e na etapa inicial o estacamento para erguer os decantadores. Das quatro lagoas existentes, três serão eliminadas e a restante servirá como depósito de iodo (produto final do sistema).

O investimento do município na obra é de R$ 22 milhões. O novo sistema denominado "lodo com aeração prolongado" vai tratar esgoto produzido por uma população estimada de 256 mil pessoas. A "validade" da nova estação é prevista até o ano de 2029.

Balneário Camboriú tem hoje uma capacidade de tratamento equivalente para 86 mil habitantes e um sistema com baixa eficiência (45%) em que a maior parte dos efluentes é despejada diretamente no rio Camboriú. “Com o novo sistema, essa eficiência será próxima de 100%”, explica o diretor geral da EMASA e engenheiro, Ney Emílio Clivati.

ENTENDA AS ETAPAS DE TRATAMENTO:

– Hoje a estação funciona com quatro lagoas, em uma delas será construído um tanque de aeração (contato) e as demais serão eliminadas.

1° – O esgoto despejado no tanque de contato receberá influência de ar comprimido;
2° – O esgoto será enviado a decantadores, para separação da parte sólida;
3° – O líquido sairá cristalino (com pureza maior do que o captado no Rio Camboriú) e será separado do iodo;
4° – O iodo deverá ser reaproveitado como insumo agrícola. 

Assessoria de Comunicação da EMASA

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...