Joinville – Integrar o planejamento aeroportuário com o planejamento urbano da cidade é o objetivo de um acordo de cooperação técnica que está sendo fechado entre a Prefeitura de Joinville e a Infraero. O texto da minuta do acordo foi discutido na tarde desta quinta-feira (21) entre a gerente de Planejamento e Integração Urbana da Infraero, Tania Caldas, e o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Eni Voltolini.
"O acordo será importante para trocarmos informações no sentido de viabilizar a melhor forma de integrar o aeroporto na cidade. Acho que podemos fazer, em Joinville, um trabalho exemplar", destacou Tânia. O documento deve ser assinado até o início de fevereiro.
Mas a intercâmbio de informações já começou mesmo antes da assinatura do acordo. Nesta sexta-feira (22), o coordenador de acessos e serviços públicos da Infraero, João Menezes, se reunirá com técnicos da Prefeitura para falar sobre a legislação federal existente referente à área de segurança aeroportuária, plano de zona de proteção e plano de zoneamento de ruído, e os reflexos dessa legislação no planejamento urbano da cidade. A reunião acontece às 8h30, na Prefeitura.
Durante a reunião desta quinta-feira, o diretor-executivo do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), Vladimir Constante, ressaltou que o apoio técnico da Infraero chega em ótima hora, quando está em elaboração a nova lei de ordenamento territorial, que vai substituir a lei de uso e ocupação do solo,de 1996. A nova lei deve ser finalizada em julho e está prevista no Plano Diretor de Joinville. "A legislação de 96 trata da área aeroportuária, mas não é detalhada", explica Constante.
Também participaram da reunião o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Eduardo Dalbosco, de Infraestrutura Urbana, Ariel Pizzolatti, e os diretores-executivos da Secretaria de Integração, Rodrigo Thomazi, e da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Eduardo Schroeder. Participaram ainda o superintendente do Aeroporto de Joinville, Sergio Santiago Ribeiro, o gerente de operações do aeroporto, Sergio Roberto Bachtold, e a bióloga da Regional Sul da Infraero, Gisele Levy.
Fonte: Assessoria de imprensa