Joinville – O setor de Suporte de Tecnologia da Informação (TI), ligado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) da Prefeitura de Joinville, conseguiu, gastando menos, aumentar a velocidade da internet das secretarias regionais e da Ouvidoria, Secretaria de Habitação, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Oficina, Ambulatório do Servidor, Casa da Cidadania e Felej, representando mais agilidade no atendimento ao cidadão.
A média da velocidade aumentou 269% (de 1039 kbps para 3838 kbps). E a redução de custos chegou a 84%: o gasto mensal, que era de R$ 17.253,04, passou para R$ 2.838,09, uma economia mensal de 14.414,95. Por ano, a medida significa R$ 172.979,40 a menos para os cofres públicos.
Na Ouvidoria da Prefeitura, a internet de 1024 kbps de velocidade ao custo de R$ 4.657,18 mensais passou para 8.192 kbps (oito vezes mais rápida) por apenas R$ 84,90 por mês. Na Secretaria Regional do Boa Vista, a velocidade da internet passou dos 128 kbps ao valor de R$ 756,32/mês para 4.096 kbps ao custo de R$ 239,90. No caso da Secretaria Distrital de Pirabeiraba, os 256 kbps custavam R$ 1.492,00. Hoje os servidores dispõem de internet numa velocidade de 8.192 kbps por R$ 329,90/mês.
Em reunião com a Secretaria de Administração, o Suporte de TI propôs levantar os custos da utilização de internet nas secretarias regionais atendidas. Com os dados em mãos, a equipe negociou diretamente com a empresa fornecedora dos serviços de telefonia para a verificação de preços e melhoria dos links.
O objetivo era de melhorar o serviço oferecido, integrando as unidades à rede corporativa da Prefeitura através de VPN (Virtual Private Network – Rede Privada Virtual), que funciona como um canal privado na internet para informações da Prefeitura. Com as redes VPN instaladas, também foi possível disponibilizar para as unidades atendidas o acesso a todos os sistemas de informação do município, melhorando o atendimento ao cidadão. Também garantiu a segurança de todos os dados com a realização de backups diários, controle de acesso à rede do município por meio de autenticação e filtro de conteúdo no acesso à internet. “Agora as informações desses locais estão mais seguras”, explica o secretário interino da Seplan, Adelir Stolf.
O secretário destaca que os resultados obtidos se devem ao empenho dos funcionários de TI. “Eles verificaram a situação local por local, estudaram o modelo mais adequado e aplicaram a solução. O resultado é o atendimento ao público com mais qualidade e velocidade e com economia do dinheiro dos próprios contribuintes”, enfatiza.