Joinville – A Prefeitura de Joinville vai revitalizar a avenida Juscelino Kubitschek, com obras no canteiro central e nova iluminação, e reformar a passarela sobre a avenida, entre o Colégio Santos Anjos e a Catedral São Francisco Xavier.
O projeto e as ações previstas foram discutidos na tarde desta quarta-feira (15/12), na sala do colegiado da Prefeitura, durante reunião com o prefeito Carlito Merss, Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de
Joinville (Ippuj) e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Um pouco antes da reunião, o projeto também foi apresentado à gestora do Colégio Santos Anjos, Adelina Dalmonico, e para o coordenador pedagógico da instituição de ensino, Adírio Schotten.
A Conurb vai comandar as mudanças no canteiro central da avenida JK. As obras devem começar entre janeiro e fevereiro num primeiro trecho, entre as ruas Nove de Março e Engenheiro Niemeyer (sentido avenida Getúlio Vargas).
O projeto inclui levantamento do meio-fio, reconstrução das calçadas nos pontos de passagem de pedestres e novo paisagismo. As azaléias, que hoje cumprem a função de disciplinar a travessia de pedestres, serão retiradas e reaproveitadas em outros espaços públicos. No lugar delas, será implantado um gradil que vai dividir espaço com flores, grama e a reposição de árvores.
O objetivo é promover a permeabilidade visual à via. “De um lado da rua, vamos poder ver o que acontece do outro lado. É uma mudança que, urbanisticamente, dará mais vida a essa região”, explica o presidente do Ippuj, Luiz Alberto de Souza.
Para os trabalhos de paisagismo, a Conurb vai contar com a parceria da Embraco, que já é responsável pela manutenção do canteiro central da JK. O presidente da Conurb, Tufi Michreff Neto, lembra que as calçadas da avenida já foram revitalizadas e que a Fundação Municipal de Meio ambiente (Fundema) já iniciou a poda e limpeza das árvores já existentes na via.
A revitalização da passarela da avenida JK será feita pela Seinfra. A cobertura em policarbonato será retirada, o que deve acontecer nesta semana. “Vamos adiantando os trabalhos enquanto lançamos, em janeiro, a licitação para os outros serviços”, explicou o gerente da Unidade de Obras da Seinfra, Thalles Vieira.
Além da retirada da cobertura, a reforma inclui pintura geral da passarela e a recuperação de pontos que apresentam problemas na estrutura de concreto e de peças metálicas com ferrugem.
Ao ver a proposta de trabalho, a gestora do Colégio Santos Anjos, Adelina Dalmonico, acredita que a Prefeitura desenvolveu um bom projeto. “Acho que vai ficar muito bonito”, disse. Sua preocupação maior é com a passarela da JK, que fica em frente ao colégio. “É uma obra que precisa de manutenção. Considero muito importante que a Prefeitura tenha tomado essa iniciativa de reformar a passarela”, disse.