São Bento do Sul – Na próxima semana a Prefeitura de São Bento do Sul, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), inicia a execução do projeto de ampliação da rede de esgoto no bairro Colonial. Ao todo serão feitas 278 ligações com a extensão de 3.407 metros num investimento de R$ 502.030,59, com 70% financiados pela Caixa Econômica Federal, e 30% do valor com recursos do Samae.
A ampliação da rede de esgoto é uma das metas da atual gestão, ressalta o Prefeito Magno Bollmann, lembrando que em poucas semanas oito mil habitantes serão beneficiados com o esgoto tratado em Serra Alta onde está sendo construída uma nova Estação de Tratamento, além da instalação de rede no loteamento Wilfredo Weihermann e do projeto para o Parque Sueli. “Com o esgoto tratado além dos moradores que ganham qualidade de vida também estamos investindo no cuidado e preservação do meio ambiente”, observa.
A obra no bairro Colonial visa atender a solicitação dos moradores que segundo o presidente da autarquia Geraldo Weihermann tem o esgoto despejado em área verde e também próximo de um riacho. “Com o esgoto sendo canalizado e tratado a poluição do riacho e proximidades vai diminuir”, disse. A ampliação também atende uma solicitação do Ministério Público para que o Poder Público possibilitasse a limpeza da área verde do local.
A instalação terá início nas laterais da rua João Pauli a qual será canalizada na sequência. A obra conta ainda com a fixação de um elevatório de bombeamento na esquina da rua Pedro Robl e Carlos Eckstein. A nova rede será juntada com a já existente na rua Antonio Kaesemodel que segue até a Estação de Tratamento de Esgoto do Cruzeiro.