Urussanga – A Prefeitura de Urussanga adota a partir desta segunda-feira, dia 18, o horário de verão para atendimento ao público. Ao invés do tradicional horário comercial, os serviços serão oferecidos ao contribuinte das 7h às 13h15min no Paço Municipal Lydio De Brida. A decisão foi oficializada pelo Prefeito Luiz Carlos Zen por meio do Decreto nº 131, de outubro de 2010. O objetivo do horário de verão é melhorar o aproveitamento da luz natural para garantir economia aos cofres públicos.
De acordo com Zen, ficam excluídos dos horários estabelecidos neste decreto os serviços considerados essenciais e de interesse público e a secretaria de Educação, Cultura e Desporto, que adota recesso no mês de dezembro, entre os dias 27 e 31. O Prefeito disse inclusive que, havendo necessidade, os servidores enquadrados no horário de verão poderão ser convocados para a participação em cursos, seminários ou similares, bem como para o trabalho em horário integral.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase meio ano. Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.
AI/Redação 24 horas