Itajaí – Um complexo sistema de fornecimento e monitoramento constante assegura a qualidade da água servida para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. A ação integrada fundamenta-se no princípio de que a qualidade de ensino também está aliada com a qualidade de estrutura, alimentação e saúde oferecida às crianças que estudam nas unidades de ensino da Rede Municipal. Isso inclui entre outras ações o cuidado com a água fornecida.
O trabalho de esvaziamento e limpeza das caixas d´água é um serviço feito duas vezes ao ano por uma empresa terceirizada pela Secretaria Municipal de Educação sendo que, quando necessário, pode ser repetido. O trabalho contempla as escolas, creches, Núcleos Educacionais de Contraturno e Cemespi. Além disso, a maioria das unidades possui bebedouro que refrigera a água para o consumo dos alunos.
Por uma questão de comodidade, muitos pais ainda optam em contribuir para aquisição de bombonas de água mineral, para que fiquem dentro das salas de aula. “É uma vontade de alguns pais que não se importam em contribuir”, comentam os professores.
Monitoramento
Primar pela qualidade da água que o itajaiense consome diariamente é a principal missão do Programa Vigiágua, existente desde 2004. Muitas enfermidades são ocasionadas pelo consumo de água contaminada por bactérias, vírus, protozoários, helmintos e substâncias químicas, entre outros. Por isso, a qualidade da água destinada ao consumo humano é uma prioridade constante do setor de saúde.
O Programa Vigiágua consiste na coleta de 30 amostras de água por mês, feitas de forma programada conforme estabelece a Secretaria de Estado da Saúde. O número de amostras é determinado conforme o número de habitantes no município.
As coletas são feitas por fiscais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Municipal e atinge todas as escolas e creches. O programa também coleta amostras em estabelecimentos comerciais e residências, com a coleta de amostras da água de poço artesanal e da fornecida pelo Semasa.
A população interessada em ter sua água analisada pelo Laboratório Central de Florianópolis, pode entrar em contato pelo telefone 3249-5511 e agenda uma visita dos fiscais da Vigilância Sanitária.
Semasa
No que se refere à qualidade da água distribuída pelo Semasa, é importante frisar que são realizadas análises diárias obedecendo a Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o controle de qualidade da água. Essas análises são feitas antes, durante e depois do tratamento, garantindo assim a qualidade e a potabilidade. O relatório parcial pode ser acesso pelo portal da Autarquia (www.semasaitajai.com.br) e o completo com todas as análises estão a disposição da comunidade na sede do Semasa, rua Heitor Liberatto, 1189.