Criciúma – Prefeito Clésio Salvaro abriu na manhã de hoje (2) a série de entrevistas ao Censo 2010 em Criciúma. O prefeito foi ouvido pelo supervisor do Censo, Leonardo Daleffe Freitas. Foram realizadas perguntas sobre moradia, educação, entre outras.
O Censo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e procura os dados populacionais, dentre outros, da cidade, vindo a interferir na fatia de recursos destinados a cada Município, através do FPM. “Serão três agentes para coordenar os 27 supervisores, que irão controlar o trabalho dos 174 recenseadores”, destacou a coordenadora da sub-região de Criciúma, Gisele de Oliveira Picolo.
Gisele afirma que os recenseadores estarão identificados com colete, boné, crachá e o PDA (Computador de mão). “No crachá tem o nome e número de matrícula de cada recenseador e em caso de dúvida deve-se confirmar ligando para o 0800 7218181”, explica.
As entrevistas básicas duram de 5 a 15 minutos. Já, a pesquisa amostral tem a duração de 30 a 40 minutos. “A cada dez casas iremos realizar a pesquisa amostral que é mais específica nas perguntas”, informa Gisele. A entrevista ocorreu no gabinete do prefeito.
Inovação
Ao contrário do último Censo, realizado em 2000, o IBGE implantou um sistema eletrônico para a coleta de dados, agilizando a quantificação e o tempo do resultado. “Cada recenseador terá o computador de mão onde serão respondidas e armazenadas as respostas”, ressalta Gisele.
Os dados serão registrado no computador e, após, baixados nos três postos de coleta existentes no município. “Depois de baixados os dados são enviados para o Rio de Janeiro, onde são realizados os trabalhos”, informa.
Sigilo
Todas as resposta são sigilosas e de acordo com a lei federal nº. 5.534 de 1968, as respostas não podem ser divulgadas de qualquer forma, com punição prevista na lei. “É importante termos este trabalho, para podermos, através dos dados, tirarmos políticas públicas para sanar as deficiências do município, bem como delimitar os repasse do FPM, e assim, melhorarmos a vida do criciumense”, ressaltou Salvaro.
Estimativa
A estimativa populacional de 2009, realizada pelo IBGE, aponta que Criciúma possui 188.557 habitantes, sendo que em 2008 possuía 187.018. Porém a tendência é a diminuição do crescimento populacional já que de 1996 a 2000 a taxa de crescimento foi de 1,71 e de 1991 a 1996, de 1,72.