Videira – A Secretaria de Saúde de Videira, através do setor de Vigilância Epidemiológica recebeu nesta segunda-feira (10),a confirmação do primeiro caso de Gripe A, no município. O documento que atesta o resultado foi recebido do Instituto Osvaldo Cruz do Rio de Janeiro, para onde todos os exames estão sendo encaminhados.
O resultado encaminhado ao município pela Gerência Regional de Saúde é proveniente do exame de uma mulher, de 33 anos, que apresentou os sintomas no dia 29 de julho, data em que o exame foi realizado. Na ocasião, a paciente foi internada isoladamente e medicada. “A boa notícia é que essa paciente está muito bem de saúde, já está em casa há vários dias e está totalmente curada”, destaca o secretário de Saúde – Sandro Caregnato.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal – enfermeira Ana Paula Pinculini destaca que a mulher, inclusive, já passou do período de monitoramento, que é de 7 dias após o diagnóstico. “Ela está super bem, está em seu convívio familiar e as pessoas com as quais ela convive também não apresentaram nenhum sintoma da doença. Isso demonstra que não há motivo para pânico, pois com a medicação e o tratamento adequados, o vírus é combatido”, diz.
Em relação ao contágio da paciente, a Vigilância Epidemiológica não conseguiu apontar a forma de contato que ela teve com o vírus. As investigações apontam que a mulher não viajou para outras regiões ou estados e, portanto, não seria um vetor do vírus. “Como ela não saiu do município, é difícil dizer onde contraiu a Gripe A. Pode ter sido no trabalho, em um evento, enfim, em uma série de locais”, destaca a enfermeira.
Ações preventivas continuam sendo realizadas
A confirmação do primeiro caso de Gripe A em Videira, demonstra que as medidas preventivas adotadas pela Administração foram tomadas acertadamente. “Sabíamos que estávamos na eminência de registrar algum caso porque em municípios vizinhos a Videira, como Caçador, por exemplo, já havia um caso confirmado. Diante disso, nos antecipamos, tomando diversas medidas, para proteger a população”, diz Caregnato.
Entre as medidas adotadas pelo município estão o decreto de situação de emergência pelo prefeito Wilmar Carelli, que permite a agilização na compra de sabonetes líquidos antisépticos, papel toalha e álcool gel para intensificar a higienização das 8 escolas e 21 Centros de Educação Infantil (Cemeis) do município, além das Unidades de Saúde;
Novos técnicos em enfermagem e agentes de serviços gerais também estão sendo contratados para atender o público e promover a limpeza e, uma central de triagem começa a funcionar nesta terça-feira (11) junto ao Pame 24 horas. Neste local, construído na área externa para manter o ambiente arejado, também está sendo montado um consultório médico para atender exclusivamente os casos suspeitos.
Eventos municipais onde estava prevista a aglomeração de grande público também estão sendo cancelados. “Estamos tranqüilos porque tomamos decisões conscientes, sempre com o intuito de zelar pela saúde dos videirenses. Já estávamos comprometidos com o bem estar da população, por isso todas as medidas que já tomamos continuam mantidas”, disse o prefeito de Videira – Wilmar Carelli.
Hoje, Videira tem 20 casos suspeitos da gripe A sendo investigados. Três pessoas estão internadas, cinco já foram liberadas do período de monitoramento e o restante está medicada e sendo acompanhada em casa. Apenas um caso da doença foi confirmado, nesta segunda-feira (10).
Fonte: Assessoría de Imprensa