Se nas cidades a população está cada vez mais conectada na internet, no campo, computadores, tablets, smartphones, redes sociais e outros termos que fazem parte do universo online ganham espaço rapidamente no dia a dia dos produtores rurais. De acordo com a 6a Pesquisa Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro, que contemplou 2.581 entrevistas com produtores das principais atividades agropecuárias de todo o País, o uso da internet saltou de 30% em 2010 para 39% em 2014.
O índice ultrapassa a leitura de jornais (34%) e revistas, tanto as segmentadas no setor agrícola (23%) quanto as de interesse geral (36%). O hábito de assistir TV caiu nos últimos quatro anos, de 98% para 95%, assim como o de escutar rádio (80% para 70%).
Nas entrevistas, cerca de quatro em cada dez produtores disseram ter acessado a internet nos últimos 30 dias. A maioria (71%) acessa pelo computador e, em seguida, aparecem os smartphones (19%), celulares convencionais (7%) e tablets (4%). As redes sociais estão entre os endereços mais visitados, com destaque para o Facebook (93%).
A pesquisa, que tem como objetivo identificar o perfil do produtor rural na agricultura e na pecuária, é realizada desde 1985 sob a propriedade intelectual da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A). A 6a edição do levantamento foi realizada em propriedades de pequeno, médio e grande porte, de acordo com o padrão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Matéria produzida por Cinthia Andruchak Freitas, Epagri/GMC, para a revista Agropecuária Catarinense de novembro/2014.
UNOPressPress