28/06/2011 – A Secretaria Municipal de Educação de Videira encerrou nesta semana mais uma capacitação para os professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental que atuam nas oito escolas da Rede Municipal de Ensino. Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora pedagógica das Escolas Municipais – Mara Lucia Secchi Mezaroba e tiveram duração de dois meses. Na pauta do curso esteve a reflexão sobre as práticas pedagógicas e sua evolução. “Estamos em um momento de transição para o terceiro milênio, há crise de paradigmas nas diversas áreas do conhecimento humano e isto requer mudanças de postura do professor-formador. É preciso repensar a educação e a prática pedagógica, construindo novos caminhos, novos projetos e novas estratégias”, aponta Mara.
Segundo a coordenadora pedagógica a finalização dos trabalhos contou com a participação dos diretores das escolas, que discutiram e elencaram as prioridades de cada unidade escolar, para aplicar iniciativas como simulados, avaliações do ensino/aprendizagem e contribuindo com a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Ensino Municipal de Videira. “Buscamos envolver professores e diretores porque este trabalho só tem sucesso quando acontece no coletivo, cada um fazendo a sua parte e, todos com o mesmo objetivo de ter uma educação mais humanizada e com qualidade”, destaca.
O secretário de Educação – Roberto Maraschin Primo explica que uma das características fundamentais do professor docente é acreditar na educabilidade de seus alunos. Segundo ele, a maioria dos professores considera importante gostar do que faz, ou seja, além do conhecimento, essa profissão envolve sentimentos. Além disso, a educação como prática social incorpora significado para essa profissão, implica compromisso, coletividade, competência e comunicabilidade. ”Hoje se torna inadmissível o ensino mecânico, o educando precisa estar inserido no ensino aprendizagem, pesquisando, redescobrindo e saboreando o conhecimento, por isso a Administração tem investido na capacitação dos professores para se adequar a esta nova realidade”.
Silvia Palma
ai24horas