Joinville – Todos os profissionais das escolas e parte dos centros de Educação Infantil da rede municipal participaram do II Seminário de Educação Inclusiva realizado nesta quinta-feira, dia 14, em Joinville. A temática foi para discutir a acessibilidade e melhorar o atendimento às pessoas com necessidades especiais.
Cerca de 650 crianças de escolas e CEIs possuem alguma necessidade podendo ser auditiva, visual, física e intelectual. Em 2008, esse número aumentou porque até então muitas famílias não levavam seus filhos às escolas de ensino regular. Para Valdirene Stiegler, do núcleo de educação especial,"os alunos precisam estar incluídos no ambiente escolar e eles precisam ser desafiados, estimulados a aprender, não podemos mais condicioná-los", explica.
Fruto dessa constação se torna importante trabalhar a formação de todas as pessoas envolvidas no ambiente de ensino-aprendizagem. Recursos e tecnologias assistiva, atendimento educacional especializado e regulamentação foram alguns temas do evento organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comde) com apoio da secretaria de Assistência Social e das secretarias municipal e estadual de Educação.
As palestras proporcionaram esclarecimentos para os profissionais da educação. "O seminário foi importante porque a partir do entendimento de educação inclusiva podemos melhorar o trabalho com todos os alunos", disse a professora de séries iniciais Márcia Rita da Silva, da Escola Artur da Costa e Silva.
Fonte : Assessoria