quinta-feira, dezembro 26, 2024

Professores de Pinheiro Preto recebem capacitação sobre Método das boquinhas

Pinheiro Preto – Na última semana, os professores da rede municipal de ensino receberam uma capacitação com a fonoaudióloga, que atende o município, sobre o “Método das Boquinhas”. A iniciativa, que receberá complementos durante todo o ano, visou aperfeiçoar o aprendizado, por meio de melhorias na dicção, compreensão e efetivamente na alfabetização. Além das capacitações, o Centro Educacional ainda foi contemplado com kits completos do método, composto por cartazes, banners, alfabeto das boquinhas, apostilas, CDs e diversos outros jogos e brincadeiras. Para o prefeito Euzébio Viecelli a aquisição é voltada para o compromisso com a educação “Queremos um desenvolvimento pleno de todos os nossos estudantes, e essa aquisição do material veio de encontro com essa proposta” afirma.

A capacitação, que teve uma carga horária de oito horas, contou com uma aceitação positiva também por parte dos professores, que
visualizaram meios para aplicar esse método em sala de aula. Segundo a fonoaudióloga Leidi Dayane Bressan, há dois anos o conteúdo é repassado, porém direcionado para os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O método utiliza aprendizados nas letras, o fônico e das boquinhas, que se baseia na articulação que forma o som das palavras.

“A criança tem essa necessidade de reconhecer o som, tanto para compreensão, com na parte da alfabetização, no poder ler e escrever sem maiores problemas, e esse método vêm para agregar com o que os professores já desenvolvem em sala de aula” afirma a fonoaudióloga, evidenciando que capacitações sobre como aplicar esse método serão desenvolvidas ao longo do ano.

Para os professores os resultados são perceptíveis. A professora do apoio Marta Volpato, evidenciou que trabalha com os alunos, e conta com o apoio incansável da fonoaudióloga, que sempre que possível, se faz presente em sala de aula. A professora que trabalha com a dificuldade dos alunos, utiliza o método das boquinhas para fornecer aprendizado e correção em distorções de fala, leitura e escrita. “O material é colorido, atraente e encanta os alunos, que aprovam o trabalho diferente em sala de aula” finaliza.

O “método das boquinhas” foi criado pela fonoaudióloga Renata Jardini, e desenvolvido pela fonoaudióloga de Pinheiro Preto por meio de um curso de aperfeiçoamento realizado na cidade de Niterói-RJ, no ano de 2011. Este ano o projeto está sendo aplicado a todas as turmas da educação infantil às séries iniciais.

Josiane Zago
UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...