Pinheiro Preto – Na última semana, os professores da rede municipal de ensino receberam uma capacitação com a fonoaudióloga, que atende o município, sobre o “Método das Boquinhas”. A iniciativa, que receberá complementos durante todo o ano, visou aperfeiçoar o aprendizado, por meio de melhorias na dicção, compreensão e efetivamente na alfabetização. Além das capacitações, o Centro Educacional ainda foi contemplado com kits completos do método, composto por cartazes, banners, alfabeto das boquinhas, apostilas, CDs e diversos outros jogos e brincadeiras. Para o prefeito Euzébio Viecelli a aquisição é voltada para o compromisso com a educação “Queremos um desenvolvimento pleno de todos os nossos estudantes, e essa aquisição do material veio de encontro com essa proposta” afirma.
A capacitação, que teve uma carga horária de oito horas, contou com uma aceitação positiva também por parte dos professores, que
visualizaram meios para aplicar esse método em sala de aula. Segundo a fonoaudióloga Leidi Dayane Bressan, há dois anos o conteúdo é repassado, porém direcionado para os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O método utiliza aprendizados nas letras, o fônico e das boquinhas, que se baseia na articulação que forma o som das palavras.
“A criança tem essa necessidade de reconhecer o som, tanto para compreensão, com na parte da alfabetização, no poder ler e escrever sem maiores problemas, e esse método vêm para agregar com o que os professores já desenvolvem em sala de aula” afirma a fonoaudióloga, evidenciando que capacitações sobre como aplicar esse método serão desenvolvidas ao longo do ano.
Para os professores os resultados são perceptíveis. A professora do apoio Marta Volpato, evidenciou que trabalha com os alunos, e conta com o apoio incansável da fonoaudióloga, que sempre que possível, se faz presente em sala de aula. A professora que trabalha com a dificuldade dos alunos, utiliza o método das boquinhas para fornecer aprendizado e correção em distorções de fala, leitura e escrita. “O material é colorido, atraente e encanta os alunos, que aprovam o trabalho diferente em sala de aula” finaliza.
O “método das boquinhas” foi criado pela fonoaudióloga Renata Jardini, e desenvolvido pela fonoaudióloga de Pinheiro Preto por meio de um curso de aperfeiçoamento realizado na cidade de Niterói-RJ, no ano de 2011. Este ano o projeto está sendo aplicado a todas as turmas da educação infantil às séries iniciais.
Josiane Zago
UNOPressPress