Jaraguá do Sul – Neste domingo (3) começa a caminhada promovido pela prefeitura jaraguaense, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, e pela Vivendo Agência de Viagem e Turismo, o Programa Caminhos do Vale tem sua primeira atividade prevista para este domingo (3), com uma caminhada na localidade Ribeirão Grande do Norte. Os interessados devem se inscrever até sexta-feira (1º), ligando para 3275-2734 ou enviando email para contato@vivendoturismo.com.br. As vagas são limitadas a 40 participantes e cada inscrição custa um quilo de alimento não perecível, sendo esta arrecadação destinada a entidades beneficentes. Os organizadores fornecem guias, transporte, camiseta e água.
De acordo com o gerente de Turismo, Raul Henrique dos Santos, a saída está marcada para as 8 horas, partindo da Praça Ângelo Piazera em um ônibus que transportará os participantes até o local da caminhada. O percurso envolve a subida da Estrada Bela Vista até a Casa de Apoio Padre Aloísio Boeing, “de onde é possível ter uma bela visão panorâmica daquela localidade”, salienta Santos, acrescentando que toda a atividade deverá ser realizada em cerca de quatro horas, com a chegada ao ponto de partida, no Centro, prevista por volta do meio-dia. Ele alerta que este percurso possui graus de dificuldade médio (subida) e alto (montanhoso e íngreme), mas garante que o passeio vale o esforço.
Raul dos Santos informa que outras seis atividades como esta estão programadas até outubro deste ano, sendo uma por mês: Rio Manso, em 15 de maio; Pedra Branca, em 5 de junho; Rio da Luz Vitória, em 3 de julho; Rota Húngara (Jaraguazinho), em 7 de agosto; Três Fronteiras, em 4 de setembro; e Ribeirão Grande da Luz/Garibaldi, em 2 de outubro. “Estas caminhadas são excelentes oportunidades para as pessoas conhecerem o interior de Jaraguá, onde é possível contemplar a natureza e atrativos turísticos, culturais e históricos do município, além de fazer uma atividade física”, destaca. Ele adianta que Caminhos do Vale é parte de um amplo programa de turismo e de esportes de aventura, que começa a ser implantado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e que inclui apoio a iniciativas voltadas a estas atividades.
Jorge Pedroso
UNOPress