Blumenau – A Secretaria de Educação (Semed) está implantando o Escola Ativa na rede municipal de ensino. Este programa é voltado para a formação e qualificação das práticas pedagógicas das escolas multisseriadas e educação do campo. Os principais objetivos são implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.
Na próxima quarta-feira, dia 13, acontecerá o lançamento do programa, com a Formação e Implantação do Programa Escola Ativa, no Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep). A formação será realizada das 8h às 12h e das 13h30min às 17h para os professores regentes dos anos iniciais, professores responsáveis e diretores das escolas municipais que possuem classes multisseriadas.
Entenda como funciona o programa:
O programa é realizado pelo MEC/SECAD/FNDE, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Estado da Educação (SED) e os municípios. A qualificação dos professores ocorre através de seis módulos com atividades presenciais, à distância e com monitoramento, totalizando 240hs. Os professores multiplicadores são nomeados através de portaria assinada pelo secretário municipal de Educação. Em Blumenau, as professoras multiplicadoras do programa são a coordenadora pedagógica, Rozimeire Maria Macedo e a coordenadora de multisseriadas Simone Janice Bretzke Probst. O MEC disponibiliza o material didático-pedagógico.
Andressa da Silva