Florianópolis – Mais 30 municípios catarinenses (passando para 46) poderão aderir ao Programa Formação pela Escola, criado pelo Ministério da Educação em 2009, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Com esse intuito, a Secretaria de Estado da Educação promove na quinta (23) e na sexta-feira (24), no auditório do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, um curso de capacitação para funcionários da rede municipal e estadual para atuarem como tutores do Programa.
Desta forma, estaremos fortalecendo a atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento,avaliação e prestação de contas dos programas educacionais, financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), explica a diretora de Assistência ao Estudante, Rogéria Diégoli.
Implantado há um em todo o país, o Programa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos agentes envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, prestação de contas e controle social de projetos e ações financiados pelo FNDE.
Podem participar cidadãos que exerçam funções de gestores públicos, profissionais da rede pública de ensino e técnicos que atuam na educação básica. Além da parceria da Secretaria de Educação da Distância do Ministério da Educação, conta com a participação de Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
Os cursos de formação vêm sendo realizados para dar base e conhecimento aos tutores sobre os Programas: Dinheiro Direto na Escola, Transporte Escolar, Livro Didático e de Alimentação Escolar. Em âmbito federal, a formação ocorre na modalidade a Distância e no estadual são promovidos também cursos presenciais.
Em 2008, os 16 municípios catarinenses que aderiram ao Programa Formação na Escola Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a capacitação de tutores também de Gerências Regionais de Educação, tem sido positiva e eficiente.
A afirmação é da gerente de Valorização ao Educando da Secretaria de Estado da Educação, Elizete Ouriques. Ela coordenou no final da tarde de segunda-feira passada (9), na Secretaria, uma reunião de avaliação com os tutores que foram capacitados para acompanhar todos os projetos financiados pelo FNDE em Santa Catarina.
Fonte:Assessoria de Comunicacao da Secretaria de Estado da Educação