Florianópolis – A Secretaria de Estado da Educação e o Centro Cultural Brasil/Estados Unidos de Joinville – CCBEU, em parceria com a Embaixada Americana no Brasil, já elaboraram cronograma de inscrições e provas da 6a edição do Programa Jovens Embaixadores 2010. Após divulgação e recrutamento de candidatos por parte das instituições parceiras, elas terão um prazo entre 13 e 18 de agosto para analisarem a documentação dos candidatos e selecionarem aqueles que realizarão o exame escrito previsto para 26 de agosto, em Florianópolis.
Criado no Brasil, em 2002 e, implantado em outros países da América Latina em 2006 o programa obteve excelentes resultados. Tanto que a partir desse ano, os Estados Unidos assumirão a coordenação e parte do financiamento que passará a oferecer três semanas, ao invés de duas, de intercâmbio cultural a jovens entre 15 e 18 anos, estudantes da rede pública. Os vencedores de todo o País embarcam para a América do Norte no dia 8 de janeiro de 2010.
O Programa Jovens Embaixadores tem como objetivo propiciar aos jovens de escolas públicas, engajados em projetos sociais, a oportunidade de viajar aos Estados Unidos por um período de 21 dias, participando de intercâmbio cultural. Os interessados devem procurar o seu professor de Inglês ou a direção da escola. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria da Educação, CCBEU e Embaixada dos Estados Unidos, contando com a colaboração de diversas instituições, que atuam fazendo a pré-seleção dos candidatos. Para a gerente de Valorização ao Educando da Secretaria, Elizete Ouriques, a grande finalidade é conscientizar os jovens sobre a importância do trabalho voluntário e o aprendizado da Língua Inglesa.
Critérios para inscrição – O jovem deve estudar em escola pública e que não ter condições de viajar para o Exterior sem ajuda financeira; ter boa fluência oral em Inglês; bom desempenho escolar; ter iniciativa e boa desenvoltura; demonstrar flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidade e culturas diferentes; mantenha bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade; possuir engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano.
Cronograma – No período de 19 a 21 de agosto, as instituições devem entrar em contato com os inscritos e enviar para a Embaixada o total de candidatos selecionados, o número de inscritos e quantas pessoas, aproximadamente, entraram em contato solicitando informações sobre o programa.
De 28 de setembro a 9 de outubro, o Comitê da Embaixada Americana avalia todos os projetos e faz a seleção final dos candidatos. Em outubro anuncia oficialmente os nomes dos Jovens Embaixadores que viajarão no dia 8 de janeiro de 2010 para os Estados Unidos. Lá, os estudantes participam de programação que inclui atividades culturais e históricas em Washington, DC e estados anfitriões.
Mais informações no site www.sed.sc.gov.br ou por meio dos telefones (48) 3221-6165, com Elisabete – Secretaria da Educação ou (48) 3422-3465, com Janete, da CCBEU, Joinville.
Fonte:Secretaria de Estado da Educação