Rio do Sul – A próxima comunidade agrícola de Rio do Sul contemplada com a realização do Programa Saúde do Trabalhador Rural será a Serra Taboão. As atividades terão início às 9h de terça-feira (22), no salão da igreja São Jorge. Neste dia, os agricultores vão poder participar de orientações sobre cuidados com a saúde e os programas desenvolvidos pela Secretaria de Saúde.
Assim como na edição passada, no bairro Valada São Paulo, a palestra principal será sobre os cuidados com a pele. Em seguida, serão feitas rodas de conversa com profissionais das áreas de dermatologia, nutrição, psicologia, odontologia, farmácia, saúde da mulher, assistência social e também sobre agronomia. As atividades estarão disponíveis para homens e mulheres com idade acima de 18 anos.
No dia, serão realizados ainda os agendamentos para que a comunidade possa fazer exames variados e conversas com especialistas. O programa vai oferecer coleta de exames de triglicerídeos, colesterol, glicemia além dos preventivos de câncer de mama, colo uterino para as mulheres e próstata para os homens. A equipe de odontologia também vai realizar consultas com equipamento completo disponibilizado no próprio bairro.
O Programa Saúde do Trabalhador Rural já foi realizado em quatro comunidades do interior, beneficiando quase 350 agricultores da Albertina, Bela Aliança, Itoupava e Valada São Paulo. Este trabalho nasceu por necessidade de complementar o Programa Saúde do Trabalhador, que tem visitado mensalmente as empresas da cidade com orientações e atendimentos médicos para funcionários. Desde a criação em 2007, 150 empresas já participaram do programa – algumas inclusive em duas etapas diferentes – beneficiando cerca de 12,2 mil pessoas.
Clóvis Eduardo Cuco
AI/Redação24Horas