Jaraguá do Sul – Os eventos alusivos aos 138 anos de Jaraguá do Sul, que iniciaram neste fim de semana e prosseguem por todo o mês de julho, tiveram uma concentração de público considerável, de acordo com o setor de Eventos da Fundação Cultural, responsável pela organização da programação. No sábado (5), houve o “Sábado Cultural”, na Praça Ângelo Piazera, com apresentações artísticas. Ontem (6) o pequeno teatro da Scar esteve praticamente lotado para o show com a Orquestra da Furb, que se apresenta também em Brusque, Timbó e Rio do Sul para comemorar os 50 anos da universidade.
Os outros eventos que integram as celebrações de aniversário da cidade são a “CopaRock”, programada para o dia 13, a partir das 15 horas, quando será comemorado o Dia Nacional do Rock. Estão previstas apresentações com as bandas “Motorocker”, de Curitiba; “V8”, de Guaramirim; e “Carcerários”, de Jaraguá do Sul. Na ocasião, ocorrerá a final da Copa do Mundo e a Fundação Cultural disponibilizará um telão na Praça Ângelo Piazera.
Para o dia 23, na Scar, estão previstas duas sessões do show com o grupo “Prisma Brasil”, que conta com músicas de gênero cristão. A primeira inicia às 18h30; a segunda, às 20h30. Os ingressos podem ser retirados na Fundação, ou na Scar, mediante a doação de um quilo de alimento e de um brinquedo. O grupo existe há mais de 30 anos e faz uma turnê por Santa Catarina, com apresentações em Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Lages, Itajaí, além de Jaraguá do Sul. No mesmo dia, às 19h15, na Acijs, uma sessão solene, organizada pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, homenageia os 80 anos da Comarca da cidade e os 138 anos do município. O Museu Histórico Emílio da Silva recebe, no dia 24, a exposição dos 80 anos de instalação da Comarca, que também já esteve no Fórum e na Católica de Santa Catarina. São 10 painéis que contam fatos importantes da história da instituição, desde a criação da Comarca de Jaraguá, através do decreto 582, do Coronel Aristiliano Ramos, interventor federal do Estado. O material também lembra fatos mais recentes, como a elevação da Comarca à “entrância especial”, em 2013, e os sete juízes atuais.
A programação do dia 25, aniversário da cidade, está reservada para os períodos vespertino e noturno. A partir das 15 horas ocorre o Desfile Festivo, na Rua Walter Marquardt, com o tema: “Jaraguá do Sul – 138 anos, uma cidade solidária”, fazendo alusão ao espírito voluntário e cooperativo da população, evidente no período de enchente de junho. Regulamento e ficha de inscrição para o desfile estão disponíveis em https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/downloads.php?id=13420. A concentração dos participantes deverá ocorrer a partir das 13h30. Poderão participar do evento instituições militares, movimentos culturais, sociais, educativos, esportivos, filantrópicos e de lazer de órgãos públicos e privados de Jaraguá do Sul. As inscrições deverão ser feitas até o dia 13 de julho, mediante preenchimento e envio da ficha para marketing.cultura@jaraguadosul.sc.gov.br, com cópia para projetos.cultura@jaraguadosul.sc.gov.br. A ficha também poderá ser entregue no setor de eventos da Fundação Cultural, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 405.
No dia 26, no Parque Municipal de Eventos, ocorre, a partir das 20 horas, o Baile do Atirador, com a escolha da rainha da 26ª Schützenfest. A animação fica por conta da “Banda Bavária”. Para o dia 27, às 19 horas, na Scar, está previsto o “Grande Concerto de Aniversário”, com a Orquestra, Coral IFSC e convidados. Na ocasião, haverá apresentações de clássicos como “O Fantasma da Ópera”, “A Flauta Mágica” e “Vozes da Primavera”, sob a regência de Denise Mohr.ociais, educativos, esportivos, filantrópicos e de lazer de órgãos públicos e privados de Jaraguá do Sul. As inscrições deverão ser feitas até o dia 13 de julho, mediante preenchimento e envio da ficha para marketing.cultura@jaraguadosul.sc.gov.br, com cópia para projetos.cultura@jaraguadosul.sc.gov.br. A ficha também poderá ser entregue no setor de eventos da Fundação Cultural, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 405.
Mais tarde, às 17 horas, no Parque Municipal de Eventos, haverá o bolo de aniversário e atividades de recreação para as crianças. Para este mesmo horário está previsto o “Encontro das Etnias”, com apresentações culturais e gastronômicas de associações representantes das etnias alemã, negra, italiana, polonesa e húngara. O pavilhão “B” recebe, às 18 horas, show com a banda “The Seres”; no pavilhão “A”, às 19 horas, é a vez do grupo “Marcação”. No mesmo horário, mas novamente no pavilhão “B”, a animação fica por conta da Banda “Tribo da Lua”. O dia de aniversário encerra com mais dois shows: no pavilhão “A”, a partir das 21h30, o “Musical São Francisco”; no “B”, no mesmo horário, toca a Banda “In Natura”.
No dia 26, no Parque Municipal de Eventos, ocorre, a partir das 20 horas, o Baile do Atirador, com a escolha da rainha da 26ª Schützenfest. A animação fica por conta da “Banda Bavária”. Para o dia 27, às 19 horas, na Scar, está previsto o “Grande Concerto de Aniversário”, com a Orquestra, Coral IFSC e convidados. Na ocasião, haverá apresentações de clássicos como “O Fantasma da Ópera”, “A Flauta Mágica” e “Vozes da Primavera”, sob a regência de Denise Mohr
Foto: Francisco Junkes/PMJS
UNOPress