Joinville – Gerar oportunidades de trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), do Governo Federal, e dos Programas da Secretaria de Assistência Social (SAS). Esse é o principal objetivo do "Projeto Bela Flor", pelo qual mulheres serão capacitadas, gratuitamente, para o cultivo de flores e o desenvolvimento de práticas de jardinagem. Essa é uma ação da Prefeitura de Joinville, desenvolvida numa parceria entre: a Promotur, a Secretaria de Assistência Social, a Fundação 25 de Julho, a Conurb e a Epagri.
A primeira etapa para a concretização do projeto será na próxima terça-feira (11/8), no Seminário de Sensibilização do Projeto Bela Flor, que acontecerá na sede da Conurb, entre 13 e 17 horas, aberto para aos interessados. Esta ação visa apresentar o projeto, seus objetivos e metas, além de identificar e cadastrar mulheres com interessadas em participar.A abertura do seminário, às 13 horas, contará com a presença do prefeito Carlito Merss e da primeira dama do município, Marinete Merss. Ambos veem o projeto com muita atenção e carinho.
A segunda etapa é a capacitação, que será de responsabilidade da Epagri. A instituição montou um curso básico de floricultura de 68 horas. Serão três encontros semanais, das 13h30 às 17h30, incluindo aulas teóricas e práticas.
"O Bela Flor é um exemplo fantástico, onde a Prefeitura de Joinville une forças num projeto de inclusão social, em benefício da comunidade, gerando oportunidade para mulheres entrarem no mercado de trabalho", destaca Maria Ivonete P. da Silva, secretária de turismo de Joinville e presidente da Promotur. Ela conclui ainda que todos ganham, até mesmo o turismo. "O
embelezamento dos trevos, rótulas, canteiros, praças, viadutos e parques da cidade irá encantar nossos visitantes e reforçar ainda mais a nossa Joinville como a Cidade das Flores," finaliza.
Na sequência, o projeto prevê o incentivo à formação de uma cooperativa de produção de flores e jardinagem, com o objetivo de formalizar este trabalho e possibilitar a prestação de serviços. Um dos parceiros que desde já demonstrou interesse na contratação dessas profissionais é o Programa Parceria Verde, mantido pela Prefeitura de Joinville por meio da
Conurb. Nele, a administração pública e a iniciativa privada agregam seus esforços para a manutenção e o embelezamento de espaços públicos.
Fonte: Assessoría de Imprensa