quinta-feira, dezembro 26, 2024

Projeto Cartas : Alunos que trocam cartas entre Penha e Balneário Piçarras

Projeto pedagógico das escolas EJA e CRANDON resgatou escrita e envio de correspondências de próprio punho, e recriou emoção da chegada da mensagem.

Penha – E chegou o grande dia de estudantes de Penha e Balneário Piçarras conhecerem diretamente as pessoas com quem estavam trocando informações e conhecimento. Hoje, quarta-feira, dia 13, às 19h, a Escola de Ensino de Jovens e Adultos de Penha (EJA), de Praia da Armação, sediará o encontro entre os participantes do projeto de troca de cartas promovido entre a escola penhense e a Escola Crandon, da rede particular de ensino de Balneário Piçarras.

O projeto, segundo informa o diretor Carlos Rodrigo Martins Dias, aconteceu nos últimos dois meses, proporcionando a experiência de envio das tradicionais cartas escritas – para muitos, uma atividade ultrapassada, em meio às novas tecnologias de trocas de e-mails e mensagens via redes sociais ou celulares.

Desde o mês de setembro, alunos das duas unidades de ensino estão trocando correspondências escritas por eles próprios. Segundo Rodrigo, 30 estudantes da sua unidade e outros 27 do Crandon passaram pela experiência da escrita de cartas, dentro da disciplina de Língua Portuguesa e sob orientação da professora Camylla Emanuelly.

A troca de correspondências foi intensa, com o detalhe de que os alunos não se conheciam entre si – algo diferente dos dias atuais, quando as redes sociais da internet facilitam bastante a visualização da pessoa com quem se comunica e o levantamento de muitas informações sobre suas vidas.  “Vamos ver a reação, e se serão continuadas estas novas amizades”, observa o diretor.

O envio das cartas não aconteceu pelo Correio, mas através da professora da disciplina, que atua nas duas escolas. “A cada mensagem, era feita a revisão ortográfica das cartas. O aluno não apenas treinou a escrita, mas acompanhou a revisão feita pela professora”, apontou Dias. “E a experiência, além de criar novos laços de amizade, também veio para mostrar que o gênero carta ainda é importante para nossa sociedade.”

Os alunos gostaram da experiência. De acordo com Vânia, da turma 2 do Ensino Médio, “receber uma carta de quem nem conhecemos foi uma experiência nova”. Ela confessa que criou muitas expectativas e ficou ansiosa até receber a mensagem, mas adorou a experiência.

Já a professora Camylla disse que o objetivo foi criar hábitos entre os estudantes. “Os nossos jovens não têm o hábito de escrever cartas, motivo pelo qual resolvi realizar este projeto”, reforçou. “Além de trabalhar a produção textual com os alunos, o projeto proporcionou a emoção da espera de uma carta, algo que o e-mail destruiu”.

Felipe Franco
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...