domingo, dezembro 22, 2024

Projeto de recuperação ambiental é apresentado para vereadores

Balneário Camboriú – O Diretor Geral da EMASA, Ney Emílio Clivati, apresentou na sessão desta quinta-feira (28) da Câmara de Vereadores de Camboriú um projeto para recuperação ambiental das margens do Rio Camboriú e consequente aproveitamento no abastecimento de água nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú. O dirigente da autarquia foi convidado ao debate no grande expediente da sessão legislativa após uma breve explanação sobre os temas centrais da proposta.

Ney Clivati falou sobre a importância dos produtores rurais aderirem ao projeto Produtor de Águas, para que sejam mantidas as áreas de preservação permanente (APP) ao redor do Rio Camboriú. “É voluntária a participação dos agricultores”, explicou o diretor da EMASA. Todos os proprietários de áreas rurais às margens do rio, interessados em participar da recuperação ambiental, vão receber indenizações equivalentes a sua produção anual. Esses terrenos seriam cercados com a instalação de placas para identificação do agente ambiental.

A idéia inicial é que a recuperação ambiental seja mantida por um prazo de sete anos. O período é essencial para que a vegetação apresente uma capacidade de reservação adequada e seja ampliada a capacidade de produção de água, necessária para o abastecimento dos dois municípios sem a preocupação de se construir barragens.

O líder do governo na Câmara, vereador Márcio Rosa ‘Kido’ (PSDB), elogiou a iniciativa e pediu a diminuição da burocracia para o cadastro dos produtores rurais. Ele quer que não sejam exigidas matrículas dos terrenos para participação dos agricultores.

Com isso, outro modelo de cadastramento será estudado pela equipe gestora do projeto. O presidente da Casa, Alcione Teixeira ‘Currú’ (PSDB), tomou como base o código florestal catarinense para questionar os limites das áreas cercadas ao redor do rio. Ney Clivati argumentou que não há uma metragem delimitada e que o agricultor é que vai direcionar o espaço a ser preservado em sua propriedade.

A partir da apresentação do Produtor de Água na Câmara de Camboriú, todas as atividades passam a ser gerenciadas pela equipe gestora e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. Não haverá qualquer interferência política na execução, mesmo com as parcerias firmadas entre a Prefeitura de Camboriú, Prefeitura de Balneário Camboriú, ONGs TNC e Ideia, BUNGE Alimentos, Epagri e Agência Nacional de Águas – ANA.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...