Balneário Camboriú – A Educação Ambiental parece ser a melhor forma de sensibilizar o homem quanto aos problemas ambientais em que esta inserido. Na escola, a educação ambiental deve ocorrer de forma dinâmica e integrada, de maneira que toda comunidade escolar possa refletir conjuntamente sobre os objetivos que se pretende atingir, e discutir meios de colocar em prática as ações que proporcionem melhorias na qualidade de vida de todos (DOHME, 2002).
Sacolas Retornáveis
Observando a necessidade de chamar a atenção dos pais para uma mudança de atitude e uma concepção de natureza mais respeitosa e responsável, já que somos parte integrante dela, o Núcleo de Educação Infantil Ariribá desenvolve um projeto de Educação ambiental com ações voltadas a preservação e reaproveitamento do lixo. O projeto “OLHAR COM CARINHO” para o lixo que produzimos em nossa casa ganhou força através de gincana com arrecadação de materiais recicláveis.
Ainda, conjuntamente com o projeto Terra Limpa o Núcleo de Educação Infantil Ariribá está aderindo ao uso de sacolas retornáveis, abolindo desta forma utilização de sacolas plásticas para acondicionar os pães e leite que vão para casa dos alunos semanalmente.
Conscientes desta visão, e focados no OLHAR COM CARINHO para o lixo que produzimos em casa, o Núcleo de Educação Infantil Ariribá confeccionou sacolas com materiais alternativas assim definidas: Berçário com lençóis velhos, Maternal I com sombrinhas (já quebradas), Maternal II com sobras de estofamentos, Jardim I com sombrinhas também, e o Jardim II com pernas de calças jeans usadas.
As educadoras do Núcleo dizem sentir-se satisfeitas com a aceitação e interesse dos pais pelo trabalho:
_Os pais têm participado animadamente decorando as bolsas de calça jeans. Estão mostrando que tem bastante criatividade. (falas das professoras do Jardim II)
_Na época da enchente foram recolhidas sombrinhas quebradas que iam para o lixo. Surgiu a idéia de aproveitar para fazer bolsas. A aceitação dos pais e crianças foi ótima, como também o cuidado com o material (professoras do Maternal I e Jardim I);
_Já existe a consciência em preservar o meio ambiente, as sacolas feitas com restos de tecido para estofamentos ficaram bem fortes e bonitas. (Professoras do Maternal II)
_Aceitamos o desafio de encontrar uma solução para substituir as sacolas plásticas, e fizemos no berçário sacolas com lençóis usados, que além de duráveis e laváveis, ficaram lindas! Até temos um porta sacola para guardar as mesmas durante a semana. (Professoras do Berçário).
_Pintei a sacolinha com canetas especiais para minha filha, ficou jóia!(Mãe de aluna).
_Para mim foi muito prazeroso ter pessoas tão envolvidas com a realidade de hoje, que é a preocupação com o meio ambiente e dentro deste foco buscar alternativas para “Um olhar com carinho para o lixo produzido em nossa casa”. (Assessora pedagógica).
Fico muito satisfeita com o trabalho desenvolvido pelas funcionárias e todos os envolvidos nessa importante missão com a natureza. É através de pequenas ações que conseguimos enfatizar o quanto é importante preservar e reaproveitar. (Coordenadora do Núcleo).