“Ação Verão – Essa é Sua Praia” reúne 39 trabalhadores, 14 pontos de coleta de lixo, varrição da orla e material personalizado; projeto desenvolvido pela Secretaria de Turismo é custeado pela Prefeitura e 16 empresas parceiras.
Penha – A limpeza de praias de Penha, garantida neste ano pelo projeto “Ação Verão – Essa é a Sua Praia”, da Secretaria Municipal de Turismo (SecTur) chegou neste dia 26 às suas duas primeiras semanas de atuação recebendo elogios de veranistas e turistas. Desde o dia 12 de dezembro, uma equipe de 39 trabalhadores se reveza para atuar nas 19 praias de Penha, e já foi possível coletar 200 quilos de lixo num só dia, segundo contabiliza o secretário de Turismo Valdir José Mafra Júnior.
A mobilização é garantida após a parceria da Prefeitura de Penha e o empresariado local e regional – um total de 16 parceiros se reuniu para custear não apenas a coleta do lixo das praias, mas também a varrição da orla, sinalização das praias, instalação de lixeiras e distribuição de sacos de lixo personalizados. O custo total do projeto ficou em R$ 217 mil – e deste valor, o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) liberou R$ 96 mil, aprovados pela Câmara de Vereadores local. Uma empresa foi licitada e contratada para o projeto.
A rotina dos trabalhadores que atuam no projeto inicia às 5h da manhã – eles promovem a varrição e o condicionamento do lixo nas lixeiras até 8h. O recolhimento é feito às 17h, diariamente, quando nova equipe amarra os sacos acondicionados dentro dos tubos e lixeiras – são mais de 100 delas instaladas ao longo da orla, em todas as 19 praias.
A SecTur, que lançou as cotas de patrocínio, agradece a importante parceria da iniciativa privada. Cada patrocínio deu direito à exploração de marketing da empresa apoiadora. Os parceiros são o Parque Beto Carrero World, Construtora Rogga, Empresa Varianthe, Pousada Pedra da Ilha, Imobiliária G. Lafitte, Recicle, Alklin, Mercolux, Faculdade Sinergia, Natubrás Pescados, Nacional Águas, Parque Unipraias, Dream Valley, Super Carros e Pescados Itacolomi Rio & Mar, além do consórcio de cidades turísticas da Costa Verde & Mar.
Segundo o prefeito Evandro, praias importantes como a do Quilombo, Armação do Itapocorói, Praia Alegre e Praia de São Miguel estão recebendo em média três trabalhadores cada para a coleta. Orlas mais extensas, como a Praia Grande, foram divididas em duas áreas, e outras menores foram unidas, como as Praias da Cancela e do Manguinho.
“Com o programa, também estamos gerando mais empregos temporários, o que é positivo para muitas famílias”, observa o secretário Júnior, que prevê aumento recorde de lixo nos próximos dias, por conta do pico de visitação do verão entre Natal e Ano Novo.
Os trabalhadores estão uniformizados com camisetas e bonés, além de kit de trabalho com luvas, rastelos, carrinhos de mão, pás e protetor solar, entre outros itens. Houve ainda a divisão de lixeiras, respeitando a extensão e fluxo de banhistas em cada uma das praias – a Praia Alegre, por exemplo, contará com oito lixeiras, e a Prainha de São Miguel com seis; já o mirante da Praia Vermelha terá duas lixeiras. Um caminhão caçamba dá a destinação correta ao lixo coletado, como já ocorreu anos anteriores.
Felipe Franco
UNOPress