Balneário Camboriú – O Fundo Municipal de Trânsito – Fumtran possui dez projetos atualmente, que fazem parte do programa “Faça um Amigo no Trânsito”. O objetivo do programa é desenvolver trabalhos e ações de Educação para o Trânsito, para formar cidadãos responsáveis e conscientes dos seus direitos e deveres. Sempre visando um trânsito mais organizado e seguro. Os trabalhos são aplicados por Agentes de Trânsito.
Um dos projetos que faz parte do programa é o “Travessia Segura”, que realiza trabalhos nas escolas da cidade, do 1º ao 9º ano. A Agente de Trânsito Luciene Camargo, que está na corporação a três anos, é responsável em passar orientações para as crianças nas escolas.
“O trabalho é feito com muito carinho”, conta a Agente que desde que prestou o concurso optou por trabalhar com essa parte de educação com as crianças. “Realizo uma conversa rápida sobre segurança no trânsito e a receptividade entre os alunos é total”, explica, com a ressalva de que o resultado ainda é pequeno, devido a demanda ser muito grande.
A Agente Camargo conta ainda que, mesmo sendo de interesse da sociedade, o projeto é pouco conhecido em Balneário Camboriú. “Acho que se formais divulgado, todos sairão ganhando”, afirma.
O Projeto Travessia Segura
O papel do Agente de Trânsito não é somente o de controlar e de fiscalizar o trânsito, mas sim, o de ORIENTAR / EDUCAR as crianças, os jovens e os adultos para que o trânsito seja mais organizado e seguro.
De acordo com o Fumtran, os Agentes que desenvolvem os projetos tem o objetivo de passar para os alunos, orientações sobre segurança no trânsito. A Agente Camargo, de forma muito segura e empática, estimula a participação das crianças, com exemplos do cotidiano. A importância do uso de cinto de segurança, a importância do capacete, a travessia na faixa de segurança, são os temas sempre abordados e lembrados pela Agente.
Durante as orientações, que duram aproximadamente 20 minutos, Luciene Camargo pede a colaboração das crianças para “cuidar da vida”. Evitar os acidentes é a grande questão.
Fonte: Assessoría de Imprensa