Joinville – Na manhã deste sábado (25/07), a presidente da Promotur e Secretária do Turismo de Joinville, Maria Ivonete P. da Silva, entregará o projeto "Bela Flor" à ministra da Secretaria Especial de Políticas para a Mulher, Nilcéa Freire. A cerimônia será às 11 horas, na Fundação 25 de Julho, em Pirabeiraba, durante o 15º Encontro de Mulheres Rurais.
"Projeto Bela Flor"
Com o objetivo de propor alternativas em benefício de mulheres em situação de vulnerabilidade social, moradoras dos bairros com pior Índice de Desenvolvimento Humano de Joinville, a Promotur se uniu à Conurb, à Fundação Municipal 25 de Julho, à Secretaria Municipal de Assistência Social e, com o apoio da Epagri, elaborou o Bela Flor – Projeto de Estruturação de Postos de Ocupação Produtiva, com Base no Cultivo de Flores e Práticas de Jardinagem.
A Prefeitura de Joinville, por meio da Conurb, mantém o Programa Parceria Verde, pelo qual a administração pública e a iniciativa privada agregam seus esforços para a manutenção e o embelezamento de espaços públicos. Percebendo que um dos grandes problemas destacados pelas empresas que adotam espaços públicos é a dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada e comprometida com o trabalho, criou-se o projeto "Bela Flor".
Nele, as participantes se constituirão em cooperativa de serviços, inicialmente em jardinagem, para que possam ser a mão-de-obra qualificada para aqueles que aderem ao "Parceira Verde". Neste caso, as empresas parceiras estarão contribuindo para o embelezamento da cidade e também para geração de trabalho e renda para uma parcela da população em situação de grande vulnerabilidade social.
Sob a visão da Promotur, representada pela sua presidente, Maraia Ivonete, a cidade só será boa para os visitantes se for boa para os seus munícipes. Neste sentido,a entidade tem diagnosticado a necessidade de ampliação da geração de trabalho e renda, a partir da dinâmica cultural da região, com vista a inclusão de mais beneficiários na cadeia produtiva do turismo.
"O aprendizado do cultivo de flores e da jardinagem tem tudo para caracterizar-se como uma alternativa inteligente que possibilitará a muitas mulheres o resgate da autoestima, o fomento, a organização social e o fortalecimento da identidade sócio-cultural, além da complementação de renda para o sustento de suas famílias", finaliza Maria Ivonete.
Fonte: Assessoría de Imprensa