Números foram divulgados pela Secretária de Saúde e revelam a necessidade de contratação de um segundo médico na unidade.
Penha – Um relatório da Secretaria de Saúde de Penha mostra que desde o começo do ano, o Pronto Atendimento 24h realizou uma média de 3.800 atendimentos mensais. Devido ao alto número, o secretário, Cleiby Darossi, antecipa que um estudo está sendo elaborado pelo setor administrativo da unidade para identificar os horários de maior demanda para contratação de um segundo médico.
“Sabemos que há períodos onde a exigência médica é mais requisitada e estamos apenas fazendo esse mapeamento para oficializar a contratação de um segundo profissional”, confirma o secretário. A necessidade de mais um médico é importante também em função dos casos de emergência de deslocamento, quando o profissional plantonista é obrigado a ir junto. “Nestas situações o P.A ficam sem médico”, acrescenta.
A unidade de saúde fica aberta 24 horas por dia para atender, exclusivamente, casos de urgência e emergência. Contudo, segundo Cleiby, há pessoas que procuram a estrutura para atendimentos de rotina. “Sem dúvida que não iremos negar um atendimento, mas há pacientes que procuraram o P.A 24h para casos que são solucionados pelas Unidades Básicas de Saúde. Entretanto, isso acaba gerando filas no P.A”, afirma Cleiby.
O P.A 24h oferece estrutura com sala de raio X, eletrocardiografia, eletrocautério para realização de pequenas cirurgias e leitos de observação. “As consultas de rotina e diagnóstico serão mantidas nas unidades de saúde de cada bairro, mesma situação referente aos exames laboratoriais pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, ratifica o secretário, pedindo compreensão social.
O Pronto Atendimento 24 Horas (PA),fica localizado na Rua Alfeu Jerônimo da Conceição ao lado do Hospital Nossa Senhora da Penha, no centro da cidade. A unidade foi inaugurada no ano passado e contou com investimentos de R$ 1 milhão, tornando-se a primeira a atender a população ao longo de todas as horas do dia.