Jaraguá do Sul – Jaraguá do Sul registrou na terça-feira (16) quatro casos suspeitos de Influenza A (popularmente conhecida como gripe suína). As pessoas viajaram para a Argentina, Paraguai e Norte do Paraná no último final de semana e voltaram com sintomas da Gripe A, que são febre alta repentina, tosse contínua e ter chegado do exterior no período de até dez dias.
Caracterizados por febre De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde do município, Walter Clavera, os casos suspeitos estão sendo monitorados, as pessoas realizaram exames específicos que devem ficar prontos no início da semana que vem e permanecem em isolamento domiciliar. A situação está controlada, ressalta Clavera. Um morador de Schroeder foi atendido no Hospital São José na quarta-feira (17) com os sintomas e está sendo acompanhado pela vigilância de Schroeder.
Dados atualizados da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde apontam 109 casos confirmados de Gripe A. Enquanto que, na Argentina, o número já chegou a 871. Chile tem 3.215 pessoas contaminadas e Paraguai, 25. Santa Catarina já confirmou 24 casos.
O gerente da Vigilância em Saúde, Walter Clavera, esclarece que a Gripe do tipo A tem consequências muito parecidas com as da gripe comum e que seu risco maior é por ter alto potencial de contaminação. O contágio se dá através de contato com a mucosa naral ou oral do doente, por isso a importância de se manter em locais arejados, lavar as mãos com frequência e evitar tossir ou espirrar sem usar um lenço ou a mão para proteção.
Clarissa Borba
UNOPress