domingo, dezembro 22, 2024

Quem odeia o FMI?

Mauro Queiroz

Foto : Mauro Queiroz

Sempre vemos manifestações contra as reuniões do FMI. Se houvesse hoje aí na sua cidade uma reunião da cúpula do FMI com certeza a cidade estaria uma baderna. Gente protestando contra a globalização, capitalismo, etc. Bom, lá vai minha opinião : Manisfestações contra o FMI são uma piada.

Sinceramente, não consigo entender a mente dos manifestantes. Mas, vamos tentar entender.

O que é o FMI?

O FMI é uma organização de 185 países, trabalhando por uma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.

O FMI foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 184 países membros. Todos os membros da ONU fazem parte do FMI. Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra. O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo favorece a progressiva eliminação das restrições cambiais nos países membros e concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos. Além disso, o FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.

Objetivos

Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros;

Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;

Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados;

Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.

O Brasil que sempre recorria ao FMI em tempos de crise é hoje um credor do fundo, ou seja, o dinheiro do Brasil deve estar neste momento socorrendo algum país em dificuldades como o Brasil foi um dia.

Os únicos países que não fazem parte do FMI são Coréia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru.

Então, será mesmo que os manifestantes acham que essas manifestações mudará alguma coisa? Para quem é masoquista levar porrada não é ruim… Aliás doce deleite.

Acho que a única coisa boa mesmo dessas manifestação é a adrenalina do enfrentamento com a polícia.

Mas dou uma dica : O único caminho que pode favorecer os "manifestantes" seriam as eleições de base. Votando em prefeitos, vereadores, governadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores  e por fim presidentes  todos eles do PSOL, PSTU, etc. A quem sabe? Haveria uma mudança. Mas, as chances são remotas. O mais provável é que eles convertam-se ao FMI.

Enfim, é uma causa totalmente perdida e totalmente inútil.

Mauro Queiroz
mauro@santacatarina24horas.com

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Deputados e Senadores tiram COAF de Sergio Moro

Por Mauro Queiroz Não é difícil compreender porque os deputados...

Nada pode ser inventado enquanto não acabar a impunidade no Brasil

O Brasil vive atualmente a maior maior das farsas....

Liminar do impeachment e os 10 desdobramentos jurídicos

1º) Os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber, em...

O Acordão de Rodrigo Janot, será?

por Mauro QueirozDurante a sabatina que precedeu a votação...