Joinville – A Prefeitura deu início nesta quarta-feira (09) às obras de reconstrução da ponte mais antiga da cidade. A ordem de serviço que autoriza o início das obras de reconstrução da ponte coberta Alfonso Altrak foi assinada nesta manhã, 9, pelo prefeito Carlito Merss. A breve solenidade aconteceu
no galpão da propriedade de Valêncio dos Santos, na Estrada Blumenau, por volta das 9 horas e reuniu cerca de 50 pessoas, entre moradores, servidores municipais e lideranças comunitárias. A obra está sendo esperada pela comunidade local há quase um ano.
Após assinar a ordem de serviço, a vereadora Tânia Eberhardt agradeceu várias vezes ao prefeito e aproveitou para pedir uma nova ponte de concreto para o trânsito de veículos pesados. O prefeito disse conhecer a ponte desde 1975 e sinalizou que "há a intenção de inserir a construção da
nova ponte de concreto, próximo ao local, no orçamento de 2010". Carlito também falou que está preocupado com a volta das fortes chuvas e enfatizou a satisfação com os trabalhos até agora realizados. "Não dá manchete limpar rios ou limpar bocas-de-lobo, mas dá resultado. As chuvas estão aí, mas nós continuamos trabalhando para deixar tudo em ordem", ressaltou.
Localizada no km 5 da Estrada Blumenau, sobre o rio Piraí, na área rural do bairro Vila Nova, a ponte mais antiga de Joinville é um bem público tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico de Joinville. Se o tempo colaborar, a obra deve demorar cerca de dois meses para ficar pronta. Serão construídos novos apoios nas margens esquerda e direita da ponte. A ponte foi parcialmente deslocada por causa da força das águas, na enchente de novembro do ano passado.
A empreiteira de mão-de-obra Adrimar, vencedora da licitação, será a responsável pela execução da obra. A fiscalização ficará a cargo da Prefeitura, por intermédio da Unidade de Obras, ligada à Secretaria de Infraestrutura Urbana. A empreiteira fará o trabalho de base. Toda a cobertura e os encaixes corretos das vigas que formam as proteções laterais da ponte serão reconstruídas pelos servidores da Unidade de Obras da Prefeitura de Joinville. A obra representa investimentos de R$ 350 mil.
A ponte tem 24 metros de comprimento por 4,70cm de largura. A proteção das duas margens serão refeitas num sistema de gabião revestido com PVC. Cerca de 60 famílias de agricultores serão diretamente beneficiadas, além dos usuários da linha ônibus Estrada Blumenau. Segundo o Secretário Regional do Vila Nova, Fabiano Lopes de Souza, esta obra foi possível graças ao envolvimento da Prefeitura, dos vereadores Jucélio Girardi, Tânia Eberhardt, Manoel Bento e James Schroeder, e também com o apoio das lideranças comunitárias, Roseni Pacenik e a Vanessa Macoppi, da Associação Vila Nova Rural.
Fonte: Assessoría de Imprensa