Barra Velha – A edição local do projeto “Recreio nas Férias”, do Ministério dos Esportes em parceria com a Prefeitura de Barra Velha, através do programa “Segundo Tempo”, ficou na terceira colocação do quesito “diversidades culturais” após uma avaliação dos coordenadores do programa na Região Sul. A informação é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Barra Velha, que mobilizou 400 crianças e jovens para participar do projeto no município. A cidade acabou apontada como destaque na parte cultural pelos organizadores, após a visita da representante do Ministério, Rute Mesopats.
De acordo com Rute, a atividade cultural foi um dos pontos altos de cada pólo do “Recreio nas Férias”, e em Barra Velha não foi diferente. Peça teatral, música, dança ou manifestações da cultura local integraram a programação, que aconteceu de 25 a 29 de janeiro, nos pólos do “Segundo Tempo” no centro e nos bairros Vila Nova, Itajuba e São Cristóvão. Segundo a Secretaria de Educação local, Barra Velha foi incluída entre os melhores resultados de Santa Catarina, juntamente com os municípios de Paulo Lopes (primeiro colocado), São José (segundo) e Imaruí, que ficou na quarta colocação. A performance de Barra Velha inclusive chamou atenção da revista “Em Contato”, uma publicação mensal do Instituto Conto em Santa Catarina, a qual abre espaço para notícias referentes ao “Segundo Tempo”. Barra Velha figura na edição número 7, ano 3, desta revista.
Para atingir a boa performance, o que entrou em jogo foi a criatividade da equipe dos professores e monitores de Barra Velha na escolha de atividades: uma diversidade de manifestações esportivas, jogos de mesa, gincanas, brinquedos cantados, oficinas de construção de brinquedos, atividades artísticas, culturais e passeios foram oferecidos nas diversas cidades onde o projeto foi desenvolvido. O projeto contou com apoio da equipe da Educação local, incluindo a diretora de Cultura Jacinda Padilha, a secretária Antonina Ramos e demais colaboradores.
Rute Mesopats visitou os núcleos que participam do programa em Barra Velha, e aprovou o que viu. Na opinião de Jefferson Ratier, diretor de Esportes da Secretaria de Educação de Barra Velha e organizador dos núcleos, através dessas atividades, as crianças e os adolescentes barra-velhenses “tiveram a oportunidade de conhecer a história do local onde vivem e, paralelamente, desenvolver uma consciência ambiental”.
Em Barra Velha, os alunos elaboraram e distribuíram panfletos sobre a preservação das praias da cidade, houve palestras do historiador José Carlos Fagundes e do “Movimento Surfe Verde” sobre história e preservação das tartarugas marinhas da orla, visita ao Parque Natural Municipal Caminho do Peabirú, teatro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e uma visita seguida de gincana ecológica num parque aquático do Itinga 2, no interior de Barra Velha, no dia 29 de janeiro, último dia da programação na cidade.