segunda-feira, dezembro 23, 2024

“Recreio nas Férias” de Barra Velha está entre os melhores do Estado

Barra Velha  – A edição local do projeto “Recreio nas Férias”, do Ministério dos Esportes em parceria com a Prefeitura de Barra Velha, através do programa “Segundo Tempo”, ficou na terceira colocação do quesito “diversidades culturais” após uma avaliação dos coordenadores do programa na Região Sul. A informação é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Barra Velha, que mobilizou 400 crianças e jovens para participar do projeto no município. A cidade acabou apontada como destaque na parte cultural pelos organizadores, após a visita da representante do Ministério, Rute Mesopats.

De acordo com Rute, a atividade cultural foi um dos pontos altos de cada pólo do “Recreio nas Férias”, e em Barra Velha não foi diferente. Peça teatral, música, dança ou manifestações da cultura local integraram a programação, que aconteceu de 25 a 29 de janeiro, nos pólos do “Segundo Tempo” no centro e nos bairros Vila Nova, Itajuba e São Cristóvão. Segundo a Secretaria de Educação local, Barra Velha foi incluída entre os melhores resultados de Santa Catarina, juntamente com os municípios de Paulo Lopes (primeiro colocado), São José (segundo) e Imaruí, que ficou na quarta colocação. A performance de Barra Velha inclusive chamou atenção da revista “Em Contato”, uma publicação mensal do Instituto Conto em Santa Catarina, a qual abre espaço para notícias referentes ao “Segundo Tempo”. Barra Velha figura na edição número 7, ano 3, desta revista.

Para atingir a boa performance, o que entrou em jogo foi a criatividade da equipe dos professores e monitores de Barra Velha na escolha de atividades: uma diversidade de manifestações esportivas, jogos de mesa, gincanas, brinquedos cantados, oficinas de construção de brinquedos, atividades artísticas, culturais e passeios foram oferecidos nas diversas cidades onde o projeto foi desenvolvido. O projeto contou com apoio da equipe da Educação local, incluindo a diretora de Cultura Jacinda Padilha, a secretária Antonina Ramos e demais colaboradores.

Rute Mesopats visitou os núcleos que participam do programa em Barra Velha, e aprovou o que viu. Na opinião de Jefferson Ratier, diretor de Esportes da Secretaria de Educação de Barra Velha e organizador dos núcleos, através dessas atividades, as crianças e os adolescentes barra-velhenses “tiveram a oportunidade de conhecer a história do local onde vivem e, paralelamente, desenvolver uma consciência ambiental”.

Em Barra Velha, os alunos elaboraram e distribuíram panfletos sobre a preservação das praias da cidade, houve palestras do historiador José Carlos Fagundes e do “Movimento Surfe Verde” sobre história e preservação das tartarugas marinhas da orla, visita ao Parque Natural Municipal Caminho do Peabirú, teatro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e uma visita seguida de gincana ecológica num parque aquático do Itinga 2, no interior de Barra Velha, no dia 29 de janeiro, último dia da programação na cidade.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...