Brasília – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) autorizou hoje (1º) a contratação de um empréstimo externo pela União no valor de 6 bilhões de euros para financiar a construção de submarinos e para equipar as Forças Armadas.
O empréstimo deverá ser tomada junto a um consórcio de bancos internacionais. A maior parte dos recursos, 4,3 bilhões de euros, deverá ser destinada ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
O governo pretende construir quatro submarinos convencionais do tipo Scorpène. Os outros 1,7 bilhão de euros serão aplicados no Projeto H-X BR, que tem o objetivo de produzir 50 helicópteros de médio porte e aeronaves modelo EC 725, por meio de uma parceria entre a empresa brasileira Helibras e a francesa Eurocopter.
Os recursos também serão destinados a contratação de consultoria francesa para a construção de um submarino nuclear. Essa consultoria será para a construção da parte não-nuclear do submarino movido a reator atômico.
Além disso, o governo pretende utilizar o dinheiro para a construção de um estaleiro e de uma base para submarinos na Baía de Sepetiba (RJ). A autorização, que tramita com pedido de urgência, precisa ainda ser apreciada pelo Plenário do Senado. As propostas serão relatadas pelos senadores César Borges (PR-BA) e João Vicente Claudino (PTB-PI).
Fonte: Luciana Lima/ABr