São Bento do Sul – O município de São Bento do Sul foi sede nesta quinta-feira, dia 15, da primeira oficina para implantação de uma Rede de Atenção Básica na região do Planalto Norte catarinense. Intitulado de Oficina Zero, a capacitação envolveu profissionais de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, ligados direta ou indiretamente com o serviço de Saúde.
O projeto de Redes de Atenção Básica iniciou em Minas Gerais, na região de Montes Claros e alcançou sucesso de proporções nacionais.O projeto de implantação do Sistema de Redes é uma proposta do Ministério da Saúde e tem como objetivo implantar em Santa Catarina a partir da macrorregião Norte e Nordeste. Em Joinville já foram efetuadas várias oficinas e na região de São Bento do Sul foi a primeira.
Conforme o secretário de Saúde de São Bento do Sul, Peter Alexandre Kneubuehler, a oficina zero é o primeiro passo para uma longa caminhada a ser feita que tem por objetivo melhorar o sistema básico de saúde de toda a região. “Vamos construir algo que julgamos ser o mais adequado para a nossa atenção básica”, observou o secretário. Para ele, há muita coisa a ser feita e muitos desafios a serem superados. “Mas acredito que a regionalização da saúde é de suma importância para termos um SUS que sempre sonhamos”.
Para o prefeito Magno Bollmann, presente na abertura dos trabalhos, a regionalização é válida em todos os setores, inclusive na saúde. “São Bento do Sul, ao lado de Joinville, está sendo pioneiro nessas discussões e aplicações. Temos sim de discutir formas de melhoráramos a saúde ofertada hoje a nossa população”, destacou Magno. Conforme ele, é importante também se trabalhar na saúde preventiva, que necessita de menores investimentos, porém traz resultados muito mais positivos que a medicina curativa. “Para isso, o principal é a informação. Temos de capacitar nossos profissionais para que levem informações sobre saúde preventiva à comunidade”, disse o prefeito.
O evento prosseguiu durante todo o dia no auditório da Univille. Pela manhã aconteceu o painel “A inserção do Projeto de Redes de Atenção à Saúde e Plano Diretor de Regionalização na Macrorregião Nordeste de SC”, proferido por Angela Blatt Ortiga, Gerente de Planejamento do SUS e Coordenadora da Grupo de Condução de Redes de Atenção à Saúde no Estado de Santa Catarina.
O secretário de Saúde de Joinville, Tarcisio Crocomo, palestrou sobre a proposta metodológica para a organização das redes de atenção à saúde. E o secretário de Saúde São Bento do Sul, Peter Alexandre Kneubuehler falando sobre as diretrizes para a organização das redes de atenção a saúde.
À tarde a palestra foi sobre “Os modelos de atenção à saúde e a modelagem das redes de atenção”, proferida pela enfermeira Rosilei T. Weiss Baade, Diretora do Departamento de Saúde de São Bento do Sul, seguido por plenárias e mesas redondas.
Fonte: Assessoría de Imprensa