quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Rede de Atenção Básica é tema de oficina

São Bento do Sul – O município de São Bento do Sul foi sede nesta quinta-feira, dia 15, da primeira oficina para implantação de uma Rede de Atenção Básica na região do Planalto Norte catarinense. Intitulado de Oficina Zero, a capacitação envolveu profissionais de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, ligados direta ou indiretamente com o serviço de Saúde.

O projeto de Redes de Atenção Básica iniciou em Minas Gerais, na região de Montes Claros e alcançou sucesso de proporções nacionais.O projeto de implantação do Sistema de Redes é uma proposta do Ministério da Saúde e tem como objetivo implantar em Santa Catarina a partir da macrorregião Norte e Nordeste. Em Joinville já foram efetuadas várias oficinas e na região de São Bento do Sul foi a primeira.

Conforme o secretário de Saúde de São Bento do Sul, Peter Alexandre Kneubuehler, a oficina zero é o primeiro passo para uma longa caminhada a ser feita que tem por objetivo melhorar o sistema básico de saúde de toda a região. “Vamos construir algo que julgamos ser o mais adequado para a nossa atenção básica”, observou o secretário. Para ele, há muita coisa a ser feita e muitos desafios a serem superados. “Mas acredito que a regionalização da saúde é de suma importância para termos um SUS que sempre sonhamos”.

Para o prefeito Magno Bollmann, presente na abertura dos trabalhos, a regionalização é válida em todos os setores, inclusive na saúde. “São Bento do Sul, ao lado de Joinville, está sendo pioneiro nessas discussões e aplicações. Temos sim de discutir formas de melhoráramos a saúde ofertada hoje a nossa população”, destacou Magno. Conforme ele, é importante também se trabalhar na saúde preventiva, que necessita de menores investimentos, porém traz resultados muito mais positivos que a medicina curativa. “Para isso, o principal é a informação. Temos de capacitar nossos profissionais para que levem informações sobre saúde preventiva à comunidade”, disse o prefeito.

O evento prosseguiu durante todo o dia no auditório da Univille. Pela manhã aconteceu o painel “A inserção do Projeto de Redes de Atenção à Saúde e Plano Diretor de Regionalização na Macrorregião Nordeste de SC”, proferido por Angela Blatt Ortiga, Gerente de Planejamento do SUS e Coordenadora da Grupo de Condução de Redes de Atenção à Saúde no Estado de Santa Catarina.

O secretário de Saúde de Joinville, Tarcisio Crocomo, palestrou sobre a proposta metodológica para a organização das redes de atenção à saúde. E o secretário de Saúde São Bento do Sul, Peter Alexandre Kneubuehler falando sobre as diretrizes para a organização das redes de atenção a saúde.

À tarde a palestra foi sobre “Os modelos de atenção à saúde e a modelagem das redes de atenção”, proferida pela enfermeira Rosilei T. Weiss Baade, Diretora do Departamento de Saúde de São Bento do Sul, seguido por plenárias e mesas redondas.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...