São Bento do Sul – O que se viu no palco da Sociedade Desportiva Bandeirantes, em São Bento do Sul, nos dias 2 e 3 de outubro, foi um desfile de tradições. Danças germânicas, polonesas, italianas, espanholas, além das brasileiras gaúcha e capoeira integraram mais uma edição do Festival de Folclore, promovido pela Fundação Cultural e que neste ano recebeu apoio do Governo do Estado, através do Funcultural.
Conforme a diretora cultural Ivana Lampe, o evento tinha preservar as manifestações folclóricas da região, e principalmente incentivar crianças e jovens a se interessar pelas atividades artísticas, enriquecendo a cultura do município e evitando a marginalidade. A edição deste ano contou com a participação de 26 grupos englobando Rio Negrinho, Rio Negro/PR, Curitiba, Blumenau e Pomerode. São Bento do Sul participou com 15 grupos locais.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Magno Bollmann enalteceu a importância da preservação cultural e o resgate das tradições, não só dos colonizadores, mas de um todo. “Essa diversidade cultural é importante para o município. Devemos mostrar as tradições das origens de nossos colonizadores, mas também a cultura existente aqui no Brasil”, frisou o prefeito.
Durante a abertura, houve a participação especial do grupo folclórico germânico Jäger Volkstanzgruppe, da Sociedade Atiradores de São Bento do Sul. No sábado, a abertura do evento ficou a cargo do Centro Espanhol do Paraná, com apresentação de danças flamencas.
Para a realização do evento o Funcultural destinou verba no valor de R$ 23.170,00, com contrapartida do município de R$ 4.430,00. Após o encerramento no sábado, houve um grande baile de confraternização entre os participantes.
Fonte: Assessoría de Imprensa