terça-feira, fevereiro 4, 2025

Resultados positivos na reunião da APA

Joinville – Nem a forte chuva que caiu na noite de quarta-feira (19/8) espantou os interessados em conhecer o cronograma de trabalho de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. Aproximadamente 80 pessoas, entre líderes e comunidade de Pirabeiraba e do Piraí participaram da reunião na Sociedade Rio da Prata.

Esta foi a primeira apresentação do plano de trabalho realizada pelos técnicos da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e da empresa STCP. Os técnicos explicaram à comunidade detalhes do Plano de Manejo e como este documento técnico vai construir um diagnóstico dos recursos naturais e das atividades econômicas realizadas pelo homem na APA. Também ilustrou que em médio e longo prazo, o plano vai estabelecer as ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável da região.

Para o presidente da Fundema, Marcos Schoene, a reunião foi produtiva e positiva. "Aos poucos a comunidade que vive na área da APA está conhecendo o cronograma de trabalho. Mais do que isso, as pessoas tiram suas dúvidas e percebem que há integração entre plano e comunidade”, avalia o
engenheiro que acompanhou toda a reunião. "O mais importante é que todas as decisões relacionadas às questões ambientais, como por exemplo, a Recuperação do Rio Cachoeira, o Plano de Arborização da Cidade, serão discutidas com a sociedade”, conclui Schoene.

Para o especialista em gestão de impactos ambientais da Fundema, Geampaolo Marchesini, é normal que a comunidade esteja ansiosa para saber sobre o plano. "Acredito que apresentação do cronograma de trabalho tirou muitas dúvidas dos moradores, tranqüilizando a comunidade que deseja participar" diz. "Em outubro, no mínimo três oficinas de trabalho, devem acontecer na região de Pirabeiraba, Cubatão e Piraí".

O prazo estabelecido para a apresentação do Plano de Manejo da APA Serra Dona Francisca é de 12 meses e o valor do contrato é de R$ 471.906,24. Todo o trabalho será acompanhado pelo Conselho Gestor da APA, formado por representantes da Fundema, Seplan e sociedade civil.

As próximas reuniões com os demais representantes das comunidades de Pirabeiraba e do Piraí deverão ser marcadas. A STCP deverá iniciar efetivamente os trabalhos dia 27 de agosto.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...