domingo, dezembro 22, 2024

Reunião esclarece dúvidas sobre Pesca da Tainha

Itapema – No último dia 4, foi realizada uma reunião dos pescadores com a Polícia Ambiental – Sede da Colônia de Pescadores. O objetivo da reunião era esclarecer as dúvidas dos pescadores com relação à pesca da tainha. Também participaram do evento o coordenador da fiscalização da Fundação da Área Costeira de Itapema – FAACI, Javier Toso, o chefe administrativo da Diretoria de Agricultura e Pesca, Evandro Ghiotto, e o Engenheiro Agrônomo da prefeitura, Daniel Schwantes.

Durante a reunião, a polícia ambiental explicou alguns itens da instrução normativa 171 do IBAMA, que regulamenta a pesca da tainha no ano de20009. A pesca começará dia 15 de maio e não será permitida a menos de 300 metros do costão e a menos de uma milha náutica das praias licenciadas para a prática de arrastão de praia. O arrastão somente será permitido ao pescador artesanal devidamente legalizado, usando canoa a remo, e residente no município onde atua.

Os pescadores participantes da reunião, reclamaram do desrespeito aos limites das áreas proibidas para a pesca. Também fizeram menção à prática da pesca da tainha por parte das pessoas que não são pescadoras e somente nesta época realizam a atividade. O grupo ressaltou durante a discussão, a carência de respeito entre os profissionais do setor, quando prejudicam a categoria praticando atos ilegais ou facilitando a competição desleal entre pescadores. Os pescadores comentaram a falta de fiscalização ocorrida em anos anteriores, agravando ainda mais a situação da categoria.

A policia ambiental declarou que está fiscalizando, mas o efetivo é pequeno em relação à área monitorada. “Existe a dificuldade de atender várias denúncias ao mesmo tempo”, afirma a categoria. Segundo o representante da polícia ambiental, a fiscalização vai ser intensificada e somente os pescadores recadastrados terão permissão para pescar, nas áreas autorizadas na permissão de pesca.

O recadastramento é fundamental para garantir que os pescadores possam trabalhar sem medo e competição desleal. Para realizar o recadastramento, o pescador deve se dirigir à colônia, que fará os encaminhamentos necessários. A polícia vai à casa do pescador, fotografa a embarcação e faz o levantamento da área onde ele vai pescar.

A FAACI se prontificou a auxiliar na fiscalização, repassando para a polícia ambiental as irregularidades constatadas. A secretaria da colônia de pescadores explicou que existem três pescadores artesanais em fase de recadastramento junto a polícia ambiental.

Fone:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...