Foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição da última segunda-feira(30), o edital para as obras de pavimentação asfáltica na rodovia que liga os município de Iomerê a Treze Tílias. A empresa vencedora será conhecida dia 6 de novembro. Esta é a garantia de que a obra será, enfim, executada, atendendo a um apelo de toda a comunidade regional, que há mais de 40 anos aguarda ansiosa por esta pavimentação. “A publicação do edital é mais um passo rumo a esta conquista”, definiu o prefeito Luciano Paganini.
Segundo ele, depois do edital lançado, serão necessários alguns dias para que as empresas interessadas participem do processo de licitação da obra. Os envelopes com as propostas serão abertos dia 6 de novembro próximo. Conhecido o vencedor, acredita-se que a pavimentação seja feita num prazo máximo de 120 dias. “Nossa expectativa é que as obras comecem o mais breve possível, depois de vencidos todos os prazos legais da contratação da empresa”, explica Paganini, que avaliou a conquista como a maior do povo iomerense, nos últimos anos.
Paganini, que foi incansável em sua busca junto ao governo, tanto na adequação do projeto, quanto nos pedidos de inclusão da obra no cronograma estadual, também comemorou. “É uma grande conquista, fruto da nossa articulação com o governo do estado e, principalmente, pelas muitas cobranças que temos feito. Além disso, contamos com o apoio do secretário Valdir Cobalchini, que sempre nos garantiu a execução desta importante obra”, enfatizou ele, garantindo que o município está preparado para dar a contrapartida.
Em abril, o governador Raimundo Colombo se comprometeu em fazer o lançamento do edital de forma rápida para garantir a execução da obra. O prazo previsto era de 30 dias, mas houve atraso por conta de adequações que foram necessárias no projeto original da obra – que não previa as adequações das pontes do trajeto. “Ajustamos tudo, viajamos várias vezes à capital e o resultado está aí. Enfim, o edital está lançado”.
Rodovia tão sonhada
A tão sonhada pavimentação, que vem sendo esperada há mais de 40 anos pelos moradores de todas as cidades da região, que seriam beneficiadas indiretamente com a sua viabilização, iria unir as duas cidades, num trecho de aproximadamente 19 quilômetros. Destes, 5,5 já estão asfaltados, em dois trechos distintos, no trecho entre Iomerê e Bom Sucesso.
Agora, as prefeituras têm a garantia da pavimentação do restante da estrada. Ela, além de diminuir distâncias e servir de corredor agrícola, também atenderia ao turismo, minimizando a viagem entre os municípios que compõem a rota. Iomerê ficaria no meio de duas potencias neste segmento: Fraiburgo e Treze Tílias, podendo explorar o segmento a partir das suas potencialidades, como o Parque Santa Paulina, sua arquitetura religiosa histórica e outros atrativos.
“Nós temos plena convicção que esta obra será um marco para a nossa cidade. Sozinhos não conseguimos concretizá-la, por isso estamos buscando incessantemente o apoio do governo do Estado, cobrando o que é nosso de direito. Agora, vemos este sonho muito próximo de ser realidade. Nunca estivemos tão perto e tenho certeza que, em poucos meses, estaremos usufruindo do asfalto”, define o prefeito Luciano Paganini.