Balneário Camboriú – Atualmente, a moda ecologicamente correta, na rede municipal de ensino de Balneário Camboriú é confeccionar bolsas retornáveis. Além dos Núcleos Educacionais Infantis, os Centros Educacionais Municipais também aderiram à idéia.
Os produtos artesanais chamaram a atenção dos clientes do Supermercado Imperatriz, que faziam suas compras na tarde desta terça-feira, 22. Diversas bolsas, confeccionadas com os mais variados materiais, e cartazes informativos e educativos ganharam espaço no comércio. Uma iniciativa das secretarias de Educação e Meio Ambiente.
Segundo a professora Mara Becker Lins, a intenção da exposição é sensibilizar o cidadão a utilizar em suas compras, sacolas retornáveis, “e porque não, confeccionadas por eles”, destaca a profissional.
Calça jeans, material de sombrinhas, tnt, juta, e até mesmo tecidos doados por uma empresa, viraram moda. Com muita criatividade, os adereços deixaram as peças ainda mais bonitas. A exposição conta com 22 modelos diversos de bolsas.
As sacolas pequenas foram confeccionadas nos núcleos, e servem para os pequenos estudantes transportarem o pão e leite, que é levado para as suas casas nas sextas-feiras. As sacolas maiores foram confeccionadas por alunos dos centros educacionais. Estas são específicas para as idas aos supermercados.
Segundo a professora Carla Pacheco, os centros educacionais aderem aos poucos a idéia, enquanto a participação dos núcleos já é considerada maciça. A educadora conta, que a exposição faz parte do Projeto Terra Limpa. A importância de separar o lixo, não jogar lixo no chão, a importância de economizar água e energia elétrica, entre outras atividades que beneficiem o Meio Ambiente também são abordadas no projeto.
Uma atividade dentro deste projeto entende a necessidade de diminuir gradativamente o uso das sacolas plásticas, que levam centenas de anos para se decompor. São elas as grandes poluidoras dos mares. “Sacolas de pano, já!” é o slogan da campanha.
A duração da exposição estava prevista para acontecer até esta sexta-feira, 25, mas a pedido da gerência do supermercado, ela foi estendida até a próxima segunda-feira, 28. No horário de funcionamento do estabelecimento.
A bióloga da rede municipal, Rossane Farina Gonçalves, relata ainda, que a exposição também conta com produtos feitos da reciclagem do papel. “A reciclagem virou arte!”, comemora.
Márcio Della Justina, gerente do Imperatriz, destaca a importância da exposição. Conta que o estabelecimento oferece total apoio à iniciativa. “Precisamos fazer nossa parte. É importante pensarmos nas gerações futuras. É uma questão de respeito!”, destaca. O gerente explica que o supermercado oferece há três meses, aos seus clientes, sacolas oxibiodegradáveis. Sua decomposição é de 18 meses. “Elas podem ser recicladas”, lembra. Sacolas retornáveis, com preços acessíveis também estão à venda no local.
Nesta quarta-feira, 23, o Supermercado Xande também vai contar com o material de conscientização de preservação do Meio Ambiente. A Secretaria de Educação em Parceria com a Secretaria do Meio Ambiente vão apresentar cartazes educativos.
Fonte: Assessoría de Imprensa