Criciúma – A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) inaugurou, na manhã de hoje (18), duas salas de aula em convênio com o Hospital São José. Com isso, 25 crianças passaram a ser atendidas no CEI Lapagesse – antigo Colégio Polegar.
A presidenta da Afasc Adriana Salvaro explica que são duas turmas, uma composta por crianças de 1 a 2 anos e outra com alunos de 2 a 3 anos. Quatro professores (dois pela manhã e dois à tarde), além de duas auxiliares, atendem os discentes.
A diretora do hospital, irmã Cecília Martinello, disse que, para surpresa, o número de crianças nessa faixa etária é grande e muitas mães não tinham onde deixar-las. “Hoje temos um local que atende crianças de até um ano, onde a mãe poderá amamentá-las. Essas duas salas também facilitarão porque ficam próximas do hospital e as mães também podem se deslocar até a instituição”, disse.
O prefeito Clésio Salvaro salientou que o hospital São José é grande parceiro da administração. “Não vamos deixar que nenhuma mãe deixe de ser atendida”, comentou. Essas salas são especialmente para filhos de funcionários do hospital.
No início do ano, 3,2 mil crianças estudavam nos Centros de Educação Infantil (CEI), hoje, já são 3.850. A meta é oportunizar vagas para quatro mil alunos, até julho.
A técnica em enfermagem Maria Cecilis Durayski já está ansiosa para colocar a filha de 10 meses na creche. “Isso foi muito bom. Desde outubro do ano passado já vinha procurando vagas para a Beatriz. É um alívio”, mencionou.
O evento contou com a presença do vice prefeito Márcio Búrigo, vereadores e demais lideranças. Ao final o aluno Gabriel Santos de Macedo, de 4 anos, e seus colegas fizeram uma apresentação.
Fonte:Diretoria Executiva de Comunicação