São Bento do Sul – Desde dezembro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), está realizando a alteração no sistema de decantação, possibilitando uma melhor filtração e uma água cada vez mais limpa para a população. O novo sistema totalmente moderno, é nos moldes do em vigor na cidade de Timbó.
O custo do projeto foi cerca de R$ 110 mil, com a estimativa de conclusão para março deste ano. Conforme o Assessor Técnico do Samae Pedro Fürst, que elaborou o sistema juntamente com a equipe, a mudança consiste na troca de placas de amianto para perfis de PVC.
Com a primeira etapa concluída, o resultado é notório. “Projetamos um resultado que já foi atingido. Por mês era usado cerca de 12 milhões de litros para lavar os filtros usados no sistema, e hoje são aproximadamente 3 milhões. É como se fosse um dia de consumo de São Bento usado para lavar os filtros”, analisou Geraldo.
Pedro acrescentou que o sistema de decantação anterior tinha 20 anos, e a mudança era extremamente necessária. “Nós estamos procurando fazer a alteração na época de menor consumo de água pela população, para não afetar também o abastecimento. Até final de janeiro, o nosso objetivo é concluir esta etapa”, disse.
Para o Presidente do Samae, a grande meta é aumentar a capacidade de tratamento na autarquia, visto o aumento de consumo na cidade. Comparando o último trimestre de 2008 e 2009, o consumo de água em São Bento cresceu 5%, e com um bom tempo sem o registro de falta nos bairros. “Há um bom tempo não há reclamação de falta de água na cidade, os últimos casos foram registrados em Serra Alta e Vila União. Mas é uma conquista grande para a nossa equipe. O novo sistema de decantação está trazendo ótimos benefícios, como a melhora na filtração da água, aumentando a qualidade e gerando economia, visto que houve aumento no consumo”, explicou Geraldo.
Assessoria de Imprensa