Urussanga – Com o objetivo de atuar na promoção e proteção da saúde da população, por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) de Urussanga investiu no programa de controle e melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) da comunidade de Santana. De acordo com o Diretor do Samae, Odivaldo Bonetti, para a aquisição de areia e seixo, que foram utilizados na substituição do leito filtrante, mais de R$ 3 mil reais foram investidos.
Com isso, Bonetti adianta que a autarquia municipal consegue garantir ainda mais qualidade da água que a população consome no seu dia a dia. E da mesma forma, assegurar a qualidade dos sistemas e alternativas de abastecimento para todos. Além deste investimento, foi implantada na ETA a dosagem de flúor que tem por finalidade prevenir na formação de cáries dentarias e a instalação de um sistema eficiente de dosagem com teor constante de cloro para a eliminação de organismos patogênicos que possam causar danos à saúde.
O técnico responsável pelos trabalhos no Samae Itamar José da Silva afirmou que a camada de areia existente na Estação de Tratamento de Água de Santana já apresentava deficiências, principalmente nos períodos de chuva. “Em função desta situação, nós técnicos chegamos a encontrar dificuldades operacionais e em alguns momentos não pudemos evitar a paralisação no sistema de abastecimento por algumas horas”, explicou. O sistema de Tratamento de Água de Santana vem sendo administrado pelo SAMAE desde 1986. Atualmente conta com 409 ligações domiciliares que atendem cerca de 1.500 consumidores naquela comunidade.
AI/Redação 24 horas