Florianópolis – O governador Leonel Pavan receberá em nome de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 1º, em Brasília, o Prêmio Gestor Estadual, promovido anualmente pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), e que demonstra o comprometimento do Estado nas áreas fiscal, social e de gestão. O ganhador do Prêmio é definido por meio da análise do Índice Responsabilidade Fiscal e Social (IRFS), avaliado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Na última avaliação, referente ao ano de 2008, o Governo de Santa Catarina registrou o melhor índice dentre todos do país.
Por conta disso, o atual governador receberá a “Comenda Gestor Público Estadual 2010”, no Carlton Hotel Brasília, às 19h, na abertura do XXII
Simpósio de Economia. “Nosso governo sempre foi e continuará, cada vez mais, focado no planejamento e na responsabilidade fiscal sem esquecer os investimentos sociais”, analisa o governador Leonel Pavan, ressaltando que “isso também significa o respeito na aplicação do dinheiro do contribuinte, gerando resultados em obras e serviços para as pessoas”.
O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, que desde 2003 atua na gestão fiscal do Governo, acrescenta que o prêmio também é um reconhecimento ao trabalho de equipe. “Conseguimos implantar mecanismos de programação financeira e redução de custos, o que tem refletido em diversos indicadores positivos e melhores serviços para a sociedade. O prêmio a ser recebido pelo governador fechará esta gestão com chave de ouro”, disse.
O que é o IRFS – O Índice tem por objetivo disseminar a cultura da responsabilidade fiscal associada à responsabilidade social e os
indicadores de metas fiscais para avaliação do Estado. No que tange a área Fiscal, o Índice abrange o endividamento, suficiência de caixa, gasto com pessoa e superávit primário; na área de Gestão envolve o custeio de máquina, legislativa per capita, legislativa em relação à Receita Corrente Líquida e grau de investimento; no campo Social abrange a saúde e a educação.
A CNM forneceu ao Cofecon informações sobre as melhorias dos municípios e sobre o Gestor que atuou de forma eficiente com menor recurso financeiro e teve maior desenvolvimento indicado nos índices. As notas variam de zero a um ponto. Os ganhadores em cada categoria foram os abaixo relacionados:
Gestor Estadual:
Estado: Santa Catarina
Índice Fiscal: 0,521
Índice Gestão: 0,530
Índice Social: 0,585
IRFS 2008: 0,54519
Gestor Municipal:
Município: São José do Hortêncio
UF: RS
Índice Fiscal: 0,735
Índice Gestão: 0,662
Índice Social: 0,577
IRFS 2008: 0,658
Em Santa Catarina os municípios mais bem colocados foram Salto Veloso, Videira e São Bento do Sul.
AI/Redação24Horas.