domingo, dezembro 22, 2024

Santa Catarina receberá prêmio por melhor Gestão Pública do Brasil

Florianópolis – O governador Leonel Pavan receberá em nome de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 1º, em Brasília, o Prêmio Gestor Estadual, promovido anualmente pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), e que demonstra o comprometimento do Estado nas áreas fiscal, social e de gestão. O ganhador do Prêmio é definido por meio da análise do Índice Responsabilidade Fiscal e Social (IRFS), avaliado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na última avaliação, referente ao ano de 2008, o Governo de Santa Catarina registrou o melhor índice dentre todos do país.

Por conta disso, o atual governador receberá a “Comenda Gestor Público Estadual 2010”, no Carlton Hotel Brasília, às 19h, na abertura do XXII
Simpósio de Economia. “Nosso governo sempre foi e continuará, cada vez mais, focado no planejamento e na responsabilidade fiscal sem esquecer os investimentos sociais”, analisa o governador Leonel Pavan, ressaltando que “isso também significa o respeito na aplicação do dinheiro do contribuinte, gerando resultados em obras e serviços para as pessoas”.

O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, que desde 2003 atua na gestão fiscal do Governo, acrescenta que o prêmio também é um reconhecimento ao trabalho de equipe. “Conseguimos implantar mecanismos de programação financeira e redução de custos, o que tem refletido em diversos indicadores positivos e melhores serviços para a sociedade. O prêmio a ser recebido pelo governador fechará esta gestão com chave de ouro”, disse.

O que é o IRFS – O Índice tem por objetivo disseminar a cultura da responsabilidade fiscal associada à responsabilidade social e os
indicadores de metas fiscais para avaliação do Estado. No que tange a área Fiscal, o Índice abrange o endividamento, suficiência de caixa, gasto com pessoa e superávit primário; na área de Gestão envolve o custeio de máquina, legislativa per capita, legislativa em relação à Receita Corrente Líquida e grau de investimento; no campo Social abrange a saúde e a educação.

A CNM forneceu ao Cofecon informações sobre as melhorias dos municípios e sobre o Gestor que atuou de forma eficiente com menor recurso financeiro e teve maior desenvolvimento indicado nos índices. As notas variam de zero a um ponto. Os ganhadores em cada categoria foram os abaixo relacionados:

Gestor Estadual:

Estado: Santa Catarina

Índice Fiscal: 0,521

Índice Gestão: 0,530

Índice Social: 0,585

IRFS 2008: 0,54519

Gestor Municipal:

Município: São José do Hortêncio

UF: RS

Índice Fiscal: 0,735

Índice Gestão: 0,662

Índice Social: 0,577

IRFS 2008: 0,658

Em Santa Catarina os municípios mais bem colocados foram Salto Veloso, Videira e São Bento do Sul.

AI/Redação24Horas.

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...