São Bento do Sul – Diariamente, os noticiários mostram as catástrofes climáticas e as mudanças rápidas na temperatura do planeta devido ao aquecimento global. Hoje em dia, é impossível evoluir sem pensar em atitudes de sustentabilidade e de diminuição dos impactos ambientais. O setor público deve ser parte integrante dessas proposições e da preservação dos recursos naturais. Por isso, a Prefeitura de São Bento do Sul iniciou o Programa Eco Atitude. O objetivo é motivar e disseminar entre os colaboradores do orgão público, a conscientização das práticas ecoeficientes, na adoção de bons princípios e valores que evitem o desperdício e busque a melhoria contínua na preservação do meio.
O Programa funciona em dois eixos temáticos. O primeiro, Gestão de Resíduos, já está sendo trabalhado. Todos os setores recebem orientações través de e-mails e cartazes colados por todas as áreas para separar os resíduos adequadamente. Pretende-se colocar lixeiras com identificação para a separação de materiais nos escritórios e em pontos de referência como na recepção. No dia 3 de dezembro haverá uma reunião com os funcionários da limpeza para orientação de como deve ser feito a coleta dos materiais descartados, já que possuem o contato direto e em vários setores.
O Diretor do Departamento do Meio Ambiente Marcelo Hüebl conta que o projeto estava previsto para o ano que vem e também englobaria segundo eixo: Uso Sustentável dos Recursos Naturais. Mas, apesar de haver a preocupação com a separação de lixo reciclável, estava desorganizado. “Se perdia muito material que poderia ser reciclado e as cooperativas de catadores estava desacreditada. O prefeito começou a se preocupar com a situação. Isso fez com que criássemos o programa reciclável com antecedência e regularizássemos essa questão”, disse Marcelo.
Para o ano que vem, serão colocados adesivos nos interruptores e nas torneiras alertando o desperdício e na folha de pagamento dos colaboradores mensagens relacionas à preservação do meio ambiente. Haverá mais isentivo para redução do consumo de combustíveis fósseis, concurso de compromisso de redução envolvendo a família dos colaboradores ao engajamento do programa, auditorias que valorização o desempenho dos setores que estão participando.
Fonte : Assessoria de Imprensa