São Bento do Sul – A Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital e Maternidade Sagrada Família assinaram no dia 20 de dezembro de 2010, com a Secretaria de Estado da Saúde, o Contrato de Redes de Atenção às Urgências e Emergências. Com a participação do Ministério da Saúde, a Rede integra as Macrorregiões Norte/Nordeste de Santa Catarina.
A implantação das Redes em Santa Catarina inicia com as Prefeituras dos 26 municípios que compõem as Regionais de Saúde de Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra e Canoinhas, que já definiram seus Pontos de Atenção, dentro do contexto da rede de Atenção à Saúde. O incentivo da Secretaria de Estado da Saúde repassado até agora corresponde a R$ 575.120,00 correspondeste as competências de janeiro, parcela paga em março de 2011, fevereiro, março e abril, agrupadas e pagas no dia 19 de abril de 2011.
Para o secretário de Saúde Marcus Maluf, a implantação deste novo conceito, no qual a Atenção Básica e os setores de Urgência e Emergência estão integrados em uma rede de pontos de atenção, dinamiza todo o processo, agilizando, em especial, o atendimento a pacientes vítimas de trauma, acidente vascular cerebral (AVC) e problemas cardiovasculares, com especial atenção ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Nestes casos já está pré-definido o local mais adequado para cada especialidade de atendimento.
Por parte dos Municípios, cada ponto de atenção signatário do contrato assume compromissos de garantia de atendimento e acesso, passando assim a receber recursos financeiros provenientes da Secretaria de Estado, conforme definido nas Deliberações CIB-SC 314 e 363/2010. Em São Bento do Sul, o Hospital e Maternidade Sagrada Família passa a fazer parte da Rede de Atenção, credenciado como Ponto de Cardio tipo I, Trauma Tipo I, e AVC tipo I.
Com a implantação da Rede de Atenção à Saúde em Santa Catarina, a partir destas macrorregiões, o Estado e os Municípios passam a organizar melhor o atendimento, priorizando os casos efetivamente graves e fortalecendo o conceito de rede no âmbito do Sistema Único de Saúde.